TURISMO

Falar outro idioma impulsiona a carreira e faz bem à saúde!


Júlia Ferezin Vendrame


Brasil está cada vez mais ganhando espaço no cenário internacional. Isso resulta na atração de muitos estrangeiros para o nosso país, havendo a necessidade de aprendermos outros idiomas. Além disso, é um fator diferencial na hora de se conseguir uma vaga de emprego e também quando o assunto é dinheiro. Saber falar outros idiomas é uma vantagem competitiva, resultando em maior ganho financeiro. Por isso, investir e se dedicar a esse estudo é a melhor escolha para quem almeja se destacar no mercado de trabalho.

A atração cada vez mais crescente de turistas no Brasil e principalmente num futuro próximo, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, eventos que resultarão numa grande demanda de pessoas vindas de todos os cantos do mundo, prova que o aprendizado de novos idiomas é indispensável para o brasileiro que deseja obter impacto direto e positivo no bolso. As razões pelas quais isso é preciso são inúmeras. O português, por exemplo, não é um dos idiomas mais populares do mundo, por isso é importante investir no aprendizado de novas línguas. Além disso, em relação à carreira profissional, é importante que se converse com os clientes na língua nativa destes, conquistando a confiança e ao mesmo tempo demonstrando respeito e conhecimento da cultura.

Se o objetivo do profissional é trabalhar para grandes empresas, principalmente as multinacionais, ele poderá ter que realizar viagens para o exterior ou até mesmo negociar com parceiros internacionais. E isso tudo só sabendo falar o português? Não. O domínio de outros idiomas ajuda o profissional a entender as diferenças culturais, a ter acesso a infindáveis informações, ganhar visibilidade entre os colegas de trabalho, aproveitar oportunidades em outras sedes da empresa, ter maiores chances de ser contratado em uma vaga de emprego concorrida e ajuda também no corte de despesas, gastos e burocracias de um intérprete na empresa, pois já haveria alguém na empresa capacitado a realizar aquela tradução. Consequentemente, haveria um salário maior.

Uma pesquisa realizada pelo grupo Catho, no ano de 2010, comprovou que as empresas brasileiras valorizam a fluência em outros idiomas. O estudo da 31ª edição da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online revelou que falar inglês e espanhol, por exemplo, tem impacto direto positivo e pode elevar em até 21,78% os salários de profissionais que ocupam cargos de confiança - diretor, gerente, coordenador, supervisor e chefe.

Segundo Eduardo Cardonha, professor e coordenador pedagógico da escola de idiomas Fisk, o aprendizado de um novo idioma ajudará o aluno a promover seus próprios produtos, habilidades e serviços para um mundo cada vez mais globalizado. "Funcionários de aeroportos internacionais e de hotéis, por exemplo, utilizam por padrão a língua inglesa, mas no mercado atual, o espanhol e o francês são bem utilizados também. Quanto maior o número de idiomas falado pelo indivíduo, maiores são as chances de se conseguir um novo emprego e o mercado de trabalho necessita de pessoas que falem não apenas o inglês, mas outros idiomas para que o turista sinta-se confortável e retorne ao país visitado mais vezes sem que a língua seja um empecilho", explica o coordenador.

Eduardo afirma ainda que quando o aluno aprende um novo idioma, ele estuda a gramática daquela língua, passando consequentemente a adquirir conhecimentos sobre verbos que o ajudará a ampliar o vocabulário. "Quem domina uma Língua estrangeira e também os costumes de um povo, passa a compreender melhor o mundo e a conviver com as diferenças", acrescenta.

O conhecimento em outro idioma favorece não somente a carreira, mas também contribui para o enriquecimento pessoal, pois desta maneira é possível ter contato com mais pessoas de todos os lugares do planeta, desenvolvendo maior respeito por outras culturas e tradições, além de garantir a independência e maior confiança em si mesmo, aumentando a motivação e a capacidade de memorização.

Aprender receitas culinárias originais, conhecer os habitantes locais, fazer intercâmbios, entender músicas e notícias estrangeiras, pensar com mais flexibilidade, conseguir uma bolsa de estudos no exterior e enriquecer as experiências ao visitar um determinado país, podendo realizar roteiros inusitados e diferenciados, são mais alguns dos infindáveis exemplos dos benefícios de se aprender um novo idioma.

Faz bem para a carreira, para o desenvolvimento pessoal, hobbies, viagens, educação, entre outros benefícios. Dá para imaginar que também é vantajoso para a saúde? Uma pesquisa divulgada o ano passado pela Unifesp revelou que aprender um novo idioma estimula o cérebro e desenvolve a memória. Ao estudar, a pessoa diminui as chances de desenvolver doenças como o Alzheimer, porque o processo de aprendizagem faz com que o cérebro se exercite mais. Cientistas da University College London estudaram o cérebro de 105 pessoas e concluíram que a aprendizagem de uma segunda língua altera a massa cinzenta, fortalecendo a área envolvida no processamento de informação. O novo estudo demonstrou que aprender línguas é um fator dominante para o desenvolvimento da capacidade do cérebro de alterar sua estrutura quando estimulado. Portanto, ao contrário do que todo mundo pensa, é essencial a aprendizagem e estimulo à memorização de pessoas acima de 50 anos, diminuindo as chances de Alzheimer.

No ano de 2011, o site de notícias Voice of America publicou um artigo intitulado "Are people who speak more than one language smarter ?" - "Será que as pessoas que falam outro idioma são mais inteligentes ?" De acordo com o artigo, através de testes chamados "sistema de controle executivo", a pesquisadora Ellen Bialystok, da York University, localizada em Toronto, Canadá, provou que pessoas que falam dois idiomas são de fato mais inteligentes que outras, porém essa inteligência é mais evidente em habilidades específicas.

A pesquisa revelou que quem fala outro idioma tem uma capacidade de comunicação muito maior do que quem é monolíngue e quem fala duas línguas consegue distinguir melhor o significado de uma palavra e tem uma capacidade maior de controlar sua atenção, afinal, quando a pessoa é capaz de falar em outro idioma, ela deve sobrepor uma língua sobre a outra, exigindo um maior controle de atenção ao pensar e falar.

Porém, é preciso organização. Se você estiver motivado e organizado em seus estudos, notará que seu aprendizado dará um grande salto, pois esses dois fatores ajudam a melhorar o vocabulário. Estabelecer metas e horários podem ser dois excelentes caminhos para você se familiarizar com o idioma bem rápido!

Portanto, inicie seus estudos e dê esse primeiro passo para o seu sucesso profissional, pessoal e também para um cérebro mais saudável!

Júlia Ferezin Vendrame é estudante do quinto semestre do curso de Turismo da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Diretora de Marketing na empresa Turismo Práxis Júnior e estudante de inglês, espanhol, francês e italiano ([email protected]).