BRASIL

Telefonema


O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) procurou desfazer ontem, em entrevista, em Recife, qualquer aresta com o também presidenciável, senador Aécio Neves (PSDB), depois que o vice-presidente nacional da legenda socialista, Roberto Amaral, afirmou que o tucano seria o seu principal adversário na eleição presidencial. uma vez que os dois disputariam uma vaga no segundo turno com a presidente Dilma Rousseff. "Liguei para o senador Aécio Neves dizendo que nós temos que seguir dialogando", disse Campos ao lembrar a relação de respeito que mantém com o político mineiro.

Cine Alvorada

A presidente Dilma Rousseff recebeu ontem à noite, ministros no Palácio da Alvorada para uma sessão privada de exibição do documentário "O dia que durou 21 anos", de Camilo Tavares. O filme mostra a influência que o governo dos Estados Unidos teve na instalação do regime militar no Brasil. Dentre os presentes estavam os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas; o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia; e o ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins.

Propriedade relativa

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PMDB/TO), em palestra durante o XVI Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, defendeu o fim da insegurança jurídica no campo e criticou a relativização do direito de propriedade. No evento, a senadora afirmou que o direito de propriedade no Brasil é relativizado todos os dias nas questões indígenas, fundiárias, quilombolas, no meio ambiente ou na reforma agrária. Na opinião da senadora, apesar de a Constituição trazer conceitos benéficos aos produtores rurais, que poderiam ser regulamentados pelo Congresso Nacional, "a Carta Magna é ignorada pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) e pelo poder público, que hoje alijam o Legislativo das discussões".

Malas prontas

Com um discurso de que está "disponível para o que der e vier", o ex-governador José Serra (PSDB) prepara um roteiro de viagens para rodar o País nas próximas semanas com o objetivo de manter o "recall" junto aos eleitores. Candidato à Presidência da República em 2010, quando obteve 43 milhões de votos, o tucano aguarda a decisão oficial da legenda sobre quem disputará uma vaga ao Planalto no ano que vem, o que deve ser feito em março de 2014. Atualmente, o possível candidato tucano à Presidência é o senador Aécio Neves (MG). Até março, Serra deve percorrer alguns Estados com discursos críticos ao atual governo e se colocando como alternativa.

Recurso

O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), acusado de envolvimento no esquema do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, recorreu ontem contra a decisão do Conselho de Ética que, em setembro, determinou a suspensão temporária de seu mandato. O recurso foi apresentado à Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, que terá cinco dias para elaborar um parecer e deliberar sobre o caso.