ECONOMIA

Curso técnico ajuda na conquista de vagas


 
Anderson Oliveira
[email protected]


Cursos técnicos em diversas áreas são a opção para quem deseja adquirir uma profissão ou enriquecer o currículo para novas oportunidades no mercado de trabalho. Em Sorocaba, as instituições de ensino oferecem centenas de vagas para cursos gratuitos, tanto para os jovens, que buscam o primeiro emprego, quanto para adultos, que pretendem a recolocação profissional. Interessados, contudo, devem prestar atenção na abertura das inscrições. O índice de empregabilidade para quem conquista algum diploma em nível técnico pode chegar a 70%.

"Os cursos se voltam para a qualificação nos setores mais carentes", explica Leila Regina Oliveira Chinelatto, chefe de Qualificação e Requalificação de Mão de obra da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten). Assim, de acordo com ela, a instituição promove diversos cursos que visam a inserção ou reinserção de trabalhadores no mercado, especialmente para a indústria. "Mas temos também os cursos para empreendedores, como estética, manicure, depilação", acrescenta.

Em um mercado dinâmico e rotativo, os cursos contribuem para que os profissionais se capacitem em diversos setores. "Os funcionários hoje em dia têm de ser multifuncionais", acredita o profissional de caldeiraria, Alexandre do Amaral, que afirma buscar diferentes especializações para se manter atualizado. Atualmente, ele está desempregado e, por isso, decidiu cursar o técnico em metrologia da Uniten. "O curso tem mais cálculo, o que agrega ao conhecimento que já tenho", conta.

Simei André Barreto, que trabalha com produção, também viu no curso de metrologia a oportunidade de se reinserir no mercado de trabalho. "As empresas pedem esse curso, então, já coloquei no currículo e várias empresas me chamaram", explica.

De acordo com o gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Sorocaba, João Henrique de Freitas Alves, uma pesquisa da instituição aponta que, no Estado de São Paulo, em torno de 70% das pessoas que fazem algum curso técnico profissionalizante conseguem emprego na área. "Sem o técnico, é muito mais difícil conseguir uma vaga", afirma.

Para o coordenador pedagógico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Carlos Roberto Dias, por ser uma cidade industrial, é grande a absorção dos alunos egressos do curso técnico em mecatrônica oferecido pela instituição. "Temos oito turmas com 32 alunos, que já saem daqui com a qualificação e a habilitação profissional; a grande maioria consegue emprego na área", diz.

Os cursos técnicos também são uma possibilidade para que os jovens conquistem uma profissão, comenta o gerente do Senac. E o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem contribuído ainda mais para esse cenário. Apenas o Senac tem 16 cursos pelo programa, com 400 alunos ao todo.

É maior a chance, ainda segundo João Henrique, de o jovem se inserir no mercado com o técnico. "Hoje, as empresas têm mais ofertas para quem executa tarefas do que para pessoas que gerenciam", diz. Ele utiliza como exemplo o curso técnico em redes de computadores, no qual os estudantes aprendem muito mais sobre como executar as tarefas designadas pelas empresas do que alguém que se graduou em análise de sistemas. "Este profissional, com graduação, entende muito da gestão e menos sobre a execução", conclui.

O curso técnico em informática também garante o primeiro emprego, como é o caso da estudante Laisa Soares da Silva, de 16 anos. "Eu precisava muito de um curso, então, vi o curso oferecido pelo Senac através do Pronatec", conta. Com menos de uma semana, ela explica que viu um anúncio de emprego na área de informática e conseguiu a vaga. "Agora pretendo fazer uma graduação", acrescenta.

Cursos

Além da Uniten, do Senac e do Senai, outras instituições possibilitam o ingresso em cursos técnicos profissionalizantes. É o caso do Via Rápida Emprego, do Governo de São Paulo, que tem 550 vagas em Sorocaba, para diversos cursos. Os interessados podem consultar no site www.viarapida.sp.gov.br.

A Faculdade Anhanguera de Sorocaba oferece 320 vagas, para os técnicos em Logística e em Orientação Comunitária. É possível também consultar os cursos disponíveis em Sorocaba no site do Pronatec, no endereço pronatec.mec.gov.br.