CASA & ACABAMENTO

Soluções de automação são destaque na mostra





Os ambientes destinados a um bom programa em família em frente à TV estão se tornando cada vez mais modernos e sofisticados, ganhando equipamentos de áudio e vídeo de altíssima tecnologia e se transformando em verdadeiros cinemas dentro de casa.
A boa e velha TV embora bastante utilizada até mesmo em modernos Home Theaters há algum tempo já vem sendo substituída por sistemas de projeção de alta resolução que superam, em muito, a qualidade de imagem dos televisores mais modernas.
A fim de apresentar ao público sorocabano as mais novas tecnologias e tendências em projetos e soluções de áudio, vídeo e automação, a Foneplan - empresa sorocabana especializada nesse segmento foi escolhida para equipar pelo menos 15 ambientes da mostra de arquitetura Open House que está acontecendo em Sorocaba, à rua Carolina Borghi, nº 151, bairro Santa Rosália), com a participação dos principais arquitetos da cidade e região.
Um dos destaques da mostra no quesito tecnologia é o ambiente "Cinema", projetado pelo arquiteto Márcio Merguizo, onde um projetor Sony 4K, que oferece mais resolução que as principais marcas de TVs do mercado, projeta imagens perfeitas num telão de vidro de 120 polegadas. A sonorização do ambiente também se destaca por contar, dentre outras, com duas ultramodernas caixas acústicas "Utopia Diablo", da francesa Focal, que são alimentadas e controladas por equipamentos "Pré" (que faz o gerenciamento de áudio e vídeo) e "Power" (amplificação do sistema de áudio) high-end da marca sueca Primare.
Agregando ainda mais tecnologia e requinte ao ambiente, todo sistema de áudio e vídeo é acionado e minuciosamente controlado por um sistema de automação Crestron, que ainda é responsável pelos comandos de iluminação, ar-condicionado e persianas.
O engenheiro Mário Martins, da Foneplan, diz que poucos ambientes no Brasil dispõem dessa tecnologia apresentada no "Cinema" da Mostra Open House. "Trouxemos para Sorocaba, através destes ambientes, o que há de mais moderno em termos de áudio e vídeo. E, por isso tudo ainda ser muito novo, são poucas as empresas que detêm conhecimento e capacidade técnica para desenvolver projetos aplicando essas tecnologias", diz, destacando que a Foneplan participa constantemente de treinamentos oferecidos nas sedes dos principais fabricantes mundiais de equipamentos, além das principais feiras e congressos internacionais do setor.

Outros ambientes

A Sala Home do casal Márcia Leitão e Ricardo Bandeira também tem destaque para quem curte um bom vídeo.: com TV LED de 90 polegadas e caixas acústicas central e torre na cor branca (para combinar com o mobiliário que abriga o sistema de áudio e vídeo), o espaço tem como novidade um midiacenter chamado "Kaleidescape", que tem capacidade para armazenar imagens de DVD e Blu-ray e retransmiti-las intercaladamente sem necessidade de troca dos discos ou comandos individualizados dos equipamentos.
O sistema de automação do ambiente também é uma grande novidade. Utilizando tecnologia Savant, uma tela touch screen apresenta a imagem do ambiente para que o usuário selecione o que quer comandar. Ao clicar sobre a TV que aparece na imagem, automaticamente é acionado o sistema de áudio e vídeo, abrindo-se uma "janela" para comandos secundários como volume, escolha do tipo de mídia etc. Para acionar ou regular a intensidade da iluminação principal basta um clique sobre as luzes do teto. Função similar pode ser usada para as persianas, ar-condicionado, lustre lateral etc.
"A tecnologia Savan é o que há de mais moderno em automação, além de ser o sistema mais intuitivo para quem o utiliza", diz Mário Martins. "Cada ambiente automatizado é fotografado e as imagens inseridas nos smartphones ou tablets, através dos quais qualquer pessoa - mesmo sem muita afinidade com tecnologia - pode escolher visualmente o sistema desejado, clicar sobre a imagem na tela para acionar e/ou controlar tudo. Tudo muito simples e eficiente", destaca.
O "Bubble Bar", do arquiteto Márcio Pedrico, também está repleto de tecnologia: faz projeção de vídeo numa tela redonda "Double Screen", e as imagens podem ser visualizadas tanto por dentro quanto por fora do ambiente. O bar também possui uma parede espelhada com diversos aparelhos de TV embutidos, que só aparecem quando são ligados.
Na "Suíte do Menino", o arquiteto Bruno Rubiano eleva o videogame a um nível elevado: com projeção de imagem numa tela de vidro de 100 polegadas, os jogos são disputados simultaneamente com a tela dividida e um sistema de áudio reforça as sensações do game.
E finalmente, o "Café" instalado num ambiente externo da Mostra também conta com sistema de áudio e vídeo que inclui imagens projetadas numa parede de concreto com formato irregular. O sistema proporciona uma "visualização distorcida" do que é projetado, criando uma atmosfera futurista.
Mais informações: www.foneplan.com.br
www.facebook/foneplan