SOROCABA E REGIÃO

Tremores de terra assustam moradores em Mairinque



Três tremores de terra foram registrados em Mairinque, na tarde de quarta-feira, na magnitude de 2,2 graus na escala Richter. Os abalos sísmicos foram captados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O episódio não gerou prejuízo, conforme informou a Prefeitura de Mairinque. Entretanto, causaram espanto em moradores da cidade.

Dois abalos sísmicos foram registrados pelo Centro de Sismologia às 17h47 e 17h48. De acordo o analista da unidade da USP, José Roberto Barbosa, um terceiro tremor também ocorreu, porém ele não chegou a ser lido, tendo em vista que era de menor intensidade e ocorreu na sequência de onda dos demais. Ele indicou que os tremores registrados são considerados baixos, só que mesmo assim causam susto na população, já que podem derrubar objetos de prateleiras e até causar pequenas trincas. Barbosa acrescentou que os eventos registrados certamente foram oriundos da movimentação das placas tectônicas, que se acomodam alguns centímetros por ano. "O solo é todo fraturado, fissurado e formado por materiais diferentes. Conforme a terra está se mexendo, essas fissuras e essas fraturas acumulam certas quantidades de tensões, que vão sendo liberadas gradativamente. Essas liberações provocam esses tremores que vocês presenciaram", explicou.

Moradora do bairro Reneville, situado nas proximidades do Centro, Patrícia Costa, estava em casa quando ouviu um estrondo. Ela acrescentou que o barulho veio acompanhando de um tremor e que durou "coisa de segundo". "Tremeu o suficiente para causar um certo espanto." Ela disse que, apesar do susto, nenhum objeto foi danificado na sua casa.