CULTURA

Estudante sorocabana é premiada em concurso de literatura


Escrever é uma delícia e tem criança que gosta muito de colocar no papel as coisas que sabe, que sente, que imagina. Esse é o caso da Giovanna Benetti de Almeida Alves, de 12 anos, que acaba de terminar o 7º ano no Colégio Salesiano. Ela foi uma das premiadas, entre 3,4 mil participantes, na competição nacional IV Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico, na categoria Redação. Com o tema deste ano -- Brasil: Gigante pela própria natureza -- Giovanna criou a história de uma menina que foi conhecer as belezas da Amazônia e, por lá, teve contato pela primeira vez com uma tribo indígena!

Giovanna conta que ficou sabendo do concurso por meio de uma matéria publicada aqui no Cruzeirinho, no mês de março. "Gosto muito de ler e de escrever. Sempre quis participar de um concurso, mas nunca havia dado certo", disse. Cheia de vontade, ela procurou pela coordenação da escola para saber se seria possível. Os educadores logo aceitaram a ideia e o professor de Redação, Ademar Oliveira, começou a explicar direitinho para a criançada sobre o tema e como planejar e organizar o texto de cada um. "Não foi obrigatório. Participaram cerca de dez alunos", afirmou.

Cada um escolheu o gênero de escrita que queria fazer -- podia ser mensagem, redação ou poesia -- e a turminha começou a se dedicar. A ideia de falar da Amazônia partiu da própria Giovanna. "Achei legal, porque tinha estudado essa região na aula de Geografia."

Desafio

Escrever uma redação nem sempre é uma tarefa fácil -- mas pode ser muito legal. "Eu corrigi o texto, reescrevi muitas vezes", contou Giovanna. E o resultado de tanto empenho virá agora. Entre todas as crianças de 7 a 12 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil que participaram do concurso, ela foi uma das que teve o texto premiado -- e olha que foram 30 ganhadores!

Além de receber um troféu, eles todos terão seus textos publicados no livro IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico, que terá o prefácio escrito pela Viviane Senna, irmã do piloto de automobilismo Ayrton Senna, cujas corridas eram muito acompanhadas pelos adultos de hoje. "Gosto de escrever as coisas que eu crio. Participar foi muito legal", acrescentou a escritora mirim.

Conheça mais sobre o projeto Espantaxim e o Castelinho Mágico, idealizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, no site www.espantaxim.com.br e na página Espantaxim no Facebook.

Mais participantes

Além dos vencedores, o concurso literário do projeto Espantaxim e o Castelinho Mágico selecionou 182 outros trabalhos para o livro. E teve mais crianças em Sorocaba que também terão seus textos lá:
 
Adriano Cardoso dos Santos - 12 anos - Colégio Montesso
André Rodrigues Prestes - 9 anos - Escola Municipal Matheus Maylasky
Bruno Adami Sandroni - 7 anos - Escola Municipal Matheus Maylasky
Fabiane Karla Cardoso Moreira - 11 anos - Colégio Sorocaba
Gustavo Souza Ferreira - 11 anos - Colégio Montesso
Hiany dos Santos Sant"Ana - 9 anos - Escola Municipal Matheus Maylasky
Isabelly Plens Strumielo - 9 anos - Escola Municipal Professora Julica Bierrenbach
Laura Barbero Beani - 12 anos - Colégio Salesiano São José
Leticia Morandi Teixeira - 12 anos - Colégio Montesso
Maria Fernanda Sarti Neri - 11 anos - Colégio Montesso
Mayara M. Maschietto - 10 anos - Escola Municipal Matheus Maylasky
Maylla Raissa Ali Taha - 11 anos - Colégio Sorocaba
Vitória Caroline Lima Creado - 12 anos - Colégio Montesso
Vitória Ribeiro Rogério - 11 anos - Colégio Montesso