CULTURA

Projeto Uma Dúzia de Artistas no Mercado lança catálogo digital


O projeto Uma Dúzia de Artistas no Mercado lança um catálogo digital neste sábado (21), a partir das 18h, no Complexo Mofo (rua Eugênio Rabello, 74 -- Jardim Paulistano). Na ocasião, os artistas que desenvolveram o projeto participam de um bate-papo com o público. São eles: Adriana Dias Ruz, Aline Janice, Eliete Della Violla, Elza Tortello, Federico de Aquino, Francisco Chanes, Giovanna Branco, Julio Veredas, Marcel Bartholo, Maria Radicce, Mirella Mostoni e Tainara Martinsons.
 
Uma Dúzia de Artistas é um projeto de autoria de Mirella Mostoni e ocupou um box do Mercado Municipal em agosto deste ano, realizando diversas ações voltadas ao desenho de observação. Durante 10 dias, os artistas produziram desenhos no espaço e interagiram com o ambiente. A ideia, muito além de mostrar o resultado dos desenhos, era que o público pudesse acompanhar o processo de trabalho dos artistas. Aliás, o público também era convidado para desenhar.
 
E assim, esses artistas de Sorocaba desenharam o Mercado: o entorno, os produtos, os objetos, as pessoas. Cópias coloridas desses trabalhos foram trocadas por qualquer tipo de objeto que o passante considerasse justo. Teve gente que deu queijo, doces e frutas por cópias dos desenhos dos artistas. Também foi possível trocar um desenho por outro, ou mesmo pegar um desenho que gostou e levá-lo para a casa, sem custos.
 
Embora o desenho de observação tenha sido o pretexto para a presença dos artistas no mercado e para a interação com o ambiente, muitas outras ações cruzaram-se tecendo uma trama de diferentes linguagens artísticas e relações humanas. Houve apresentações, performances, debates, além de saídas diárias para atividades de desenho orientadas.
 
Também houve uma grande produção de desenhos por parte dos artistas, que tiveram descobertas expressivas ao longo dos dias de atividades. Indagações acerca do desenho, dos diferentes processos pessoais e das experiências são a matéria do diálogo que ocorre no sábado. No evento, será lançado um catálogo elaborado pela Dúzia, que traz um relato e apanhado de imagens dos desenhos e eventos realizados. O catálogo tem design assinado por Eliete Della Violla e leva o texto de Mirella Mostoni, além de relatos dos artistas participantes. O material será disponibilizado em versão digital e poderá ser acessado através da página de Facebook do grupo. Mais informações: www.facebook.com/duziadeartistas.