SOROCABA E REGIÃO

Sorocaba participa do Dia Nacional da Coleta de Alimentos


A 10ª edição do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, ocorrida neste sábado (11) em mais de 50 municípios de 15 Estados brasileiros, mobilizou das 9h às 19h cinco pontos de arrecadação em Sorocaba. Os produtos doados pela população serão encaminhados ao Banco de Alimenntos com sede na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado (Ceagesp), que se encarregará da distribuição às entidades assistenciais cadastradas.

Os pontos de arrecadação de alimentos doados foram os supermercados Coop (Árvore Grande e Itavuvu), Carrefour (Esplanada/Iguatemi e Sônia Maria), e Walmart Campolim. No Carrefour Sônia Maria, até às 14h tinham sido coletados 449 quilos de alimentos, acondicionados em 28 caixas.

No ano passado, o posto do Carrefour Sônia Maria coletou 1.070 quilos em 64 caixas, e os cinco pontos, somados (também em 2016), juntaram 5.405 quilos em 320 caixas. Em 10 anos, a campanha arrecadou 47.859 quilos. Os números foram divulgados pelo voluntário Marcos Antonio Belato.

"Nosso grande desejo é oferecer oportunidade para as pessoas fazerem esse gesto de solidariedade", disse o coordenador da campanha em Sorocaba, José Antonio Colombo. A estudante de engenharia Gláucia Sanches dos Santos, de 21 anos, trabalhou como voluntária num dos postos de arrecadação. "Nunca é demais ajudar o próximo, fazer o bem, se a gente tem capacidade e possibilidade", justificou Gláucia ao falar de sua participação.

A dona de casa Silvanete Santos, de 49 anos, quando acabou de ser abordada pela voluntária que explicou a campanha, disse: "É válido você entrar no mercado com a lembrança de doar alguma coisa para alguém." A aposentada Zilda Oliveira Rodrigues, de 67 anos, também comentou: "Não custa cada um fazer a sua parte."

Cerca de 20 jovens do Grupo Escoteiro Monte Serrat 432 também participaram como voluntários na unidade do Carrefour Sônia Maria. O presidente do Grupo, Leandro Felício Monteiro, explicou que um dos princípios dos escoteiros é "fazer o melhor possível" para cumprir os deveres com Deus, a pátria e o próximo.

Entre os alimentos solicitados para doação estavam achocolatado, açúcar, leite em pó, arroz, feijão, óleo, farinhas (milho, trigo, mandioca)

e enlatados.