EXTERIOR

Revista analisa se desenho 'Peppa Pig' pode prejudicar médicos


O desenho infantil Peppa Pig poderia ser acusado de criar expectativas pouco realistas de atendimento médico por culpa de um de seus personagens, afirma a revista British Journal of Medicine. A doutora Catherine Bell examinou, na revista, se o Dr. Urso Marrom do desenho seria responsável por levar as pessoas a procurar os médicos por problemas menores.

"O Dr. Urso Marrom... parece fornecer aos seus pacientes um excelente serviço - acesso rápido e direto ao telefone, continuidade de atendimento, horas extras e um baixo limite para visitas a domicílio", escreveu a doutora Catherine Bell, que tem um filho e é médica em Sheffield (norte da Inglaterra). "Mas essa representação de um clínico geral poderia contribuir para expectativas não realistas de atendimento?" questiona.

A BMJ tradicionalmente publica artigos pseudo-científicos, em tom de piada, em seu especial de Natal. A revista cita como exemplo uma cena em que a porquinha tem uma erupção cutânea e o urso médico a visita em casa.

Bell alega que o personagem poderia encorajar as pessoas a esperar visitas em casa por pequenos problemas, aparentemente receita antibióticos em um momento de crescente resistência aos antibióticos e que sua carga de trabalho o faz demonstrar sinais de "esgotamento". "Eu levanto a hipótese de a exposição a Peppa Pig e a sua representação da prática geral da medicina aumenta as expectativas dos pacientes e encoraja o uso inadequado do atendimento primário", indicou Bell.

O desenho britânico para crianças em idade pré-escolar é exibido em mais de 180 países e está concentrado na jovem Peppa e sua família (o irmão George, Mamãe Pig, Papai Pig), assim como em seus vários amigos. O desenho já foi acusado em outras ocasiões por personagens que não usavam cinto de segurança ou capacete na bicicleta. (AFP)