ESPORTES

Horário dos jogos do Bentão prejudica rádios de Sorocaba


Em razão da obrigatoriedade de retransmissão da Voz do Brasil, programa do governo federal gerado em Brasília para todas as emissoras de rádio do País entre 19h e 20h, os torcedores de São Bento e São Paulo não vão conseguir acompanhar na íntegra, em sinal aberto de rádio, a estreia das equipes no Paulistão 2018.

Nesse aspecto, aliás, a tabela do campeonato foi péssima para as três emissoras que transmitem os jogos do São Bento: o problema se repetirá mais três vezes nas sete primeiras rodadas do estadual, com o risco de voltar a ocorrer entre a oitava e a 11ª rodada -- que ainda não tiveram os horários divulgados.

No dia 25, o jogo entre São Bento e Bragantino, que começa às 18h30, em Bragança Paulista, precisará ser interrompido no meio para a veiculação da Voz do Brasil. Em 2 e 9 de fevereiro, os ouvintes perderão o primeiro tempo das partidas contra Santo André e Linense, respectivamente, que começam às 19h15 no CIC.

"Isso atrapalha demais o torcedor que está no estádio com o seu radinho", lamenta o coordenador de Esportes da rádio Cruzeiro FM 92,3, Nilson Duarte. Carlinhos Now, da Nova Tropical, de Votorantim, relembra que os eventos esportivos detêm interesse público: "Esse ouvinte não está interessado na Voz do Brasil. Ele está sendo prejudicado."

Os horários dos jogos são determinados pela Federação Paulista de Futebol (FPF), em acordo com a TV Globo e o canal SporTV, donos dos direitos de transmissão em TV aberta e por assinatura. "Penso que poderia ter sido mais equilibrado para não prejudicar tanto o São Bento, o torcedor de Sorocaba e também as emissoras de rádio. Fica muito mais difícil viabilizar contratos e cotas de patrocínio quando não se consegue transmitir os 90 minutos", ressalta Paulo Roberto Júnior, da Ipanema FM.

Alternativas

Como não há qualquer mecanismo amigável (a não ser liminares judiciais) para a flexibilização da Voz do Brasil no horário -- a única exceção recente foi na Copa do Mundo de 2014 --, as emissoras têm buscado alternativas na internet. Enquanto a programação em frequência modulada retransmite o programa do governo, o futebol é irradiado para o site das emissoras, aplicativos de celulares e páginas no Facebook.

"Nosso site tem um aumento significativo de acessos em partidas com bola rolando entre 19h e 20h. Mas sabemos que não passa de um paliativo", observa Nilson Duarte. É que uma parcela significativa de ouvintes ainda não está habituada às novas plataformas. "É difícil orientá-lo (o ouvinte) a ficar pulando de galho em galho: sai do FM, vai para o site, depois volta para o FM. As emissoras de rádio são vítimas de arbitrariedade nesse horário", critica Paulo Roberto.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não respondeu aos questionamentos sobre flexibilização até o fechamento da edição.