UNISO CIÊNCIA

Uniso é a sétima universidade do País em ranking de pesquisa


A Universidade de Sorocaba (Uniso) é a sétima universidade brasileira com maior número de citações por artigo, conforme o Ranking Universitário da Folha – RUF 2017, avaliação das universidades brasileiras promovida todos os anos pelo jornal Folha de S. Paulo. O desempenho da Uniso no quesito Pesquisa vem se consolidando no RUF desde 2015, mantendo a Universidade entre as dez primeiras instituições ranqueadas nesse item, onde figuram públicas e privadas.

O número de citações é um dos aspectos avaliados dentro do indicador de Pesquisa, que mede a relevância de trabalhos científicos produzidos nas universidades com base no número total de citações que receberam, conforme dados da Web of Science, uma das mais importantes plataformas internacionais de dados bibliográficos.

A citação de artigos em outros trabalhos acadêmicos é uma das principais formas de medir o impacto de uma pesquisa, conforme explica o professor Fernando de Sá Del Fiol, Reitor da Uniso. “Esse resultado mostra que muitos pesquisadores têm referenciado o que nossos docentes estão escrevendo, comprovando a qualidade da produção científica desenvolvida na Uniso”, comenta.

Uniso no Ranking
A quantidade de citações é um dos critérios considerados no Ranking Universitário da Folha – RUF. Na avaliação geral das universidades em 2017, a Uniso subiu 47 posições e conquistou a 111ª posição. Em 2016, a instituição ocupava a 158ª posição. A Universidade também é a 27ª universidade do País no indicador Internacionalização - em 2016 ocupava a 71ª posição, e cresceu ainda nos quesitos: Ensino, passou da 179ª para a 134ª colocação; Pesquisa, da 123ª à 102ª; e Mercado, da 125ª à 99ª.

Esse crescimento no RUF é fruto do trabalho contínuo da Uniso para aprimorar seus índices de excelência. Em Pesquisa, a Uniso ampliou o número de publicações científicas nos últimos anos, que resultam dos estudos que estão sendo desenvolvidos, estabeleceu colaborações internacionais e captou recursos em agências de fomento, que foram investidos em laboratórios e equipamentos.

A Universidade conta, por exemplo, com um laboratório externo instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba, o Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia (LaBNUS). Além disso, está construindo um prédio para abrigar o Centro de Inovação Tecnológica e atividades de pesquisa.

Na área de Ensino e de Extensão, os investimentos também acompanham o crescimento da Universidade. No ano passado, o Hospital Veterinário Universitário foi aberto à comunidade e as obras da Clínica de Odontologia tiveram início na Cidade Universitária. A Uniso estabeleceu recentemente uma parceria com a Universtity of La Verne, nos Estados Unidos, para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, além de já oferecer diversas outras parcerias internacionais que proporcionam o intercâmbio de estudantes da Graduação.

Atualmente, são mais de 60 cursos de Graduação, diversas opções de cursos de MBA e Especialização e quatro programas de Pós-Graduação stricto sensu: Ciências Farmacêuticas - Mestrado e Doutorado; Comunicação e Cultura - Mestrado; Educação - Mestrado e Doutorado, e Processos Tecnológicos e Ambientais - Mestrado Profissional.

Pesquisa
O RUF é uma avaliação anual das 195 universidades do País, que se baseia em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha, e considera cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. O último RUF foi publicado pela Folha de S. Paulo em 18 de setembro de 2017.

Cada indicador tem critérios e pesos diferentes na avaliação, que leva em conta aspectos como recursos recebidos para pesquisa, teses e publicações científicas, professores com doutorado e mestrado, notas do Enade e a opinião de profissionais de RH sobre preferências de contratação.

Confira o resultado do RUF 2017 e outras informações: http://ruf.folha.uol.com.br/2017

Publicações do blog - projeto Uniso Ciência:

Apresentação - Uniso Ciência divulga temas do universo da pesquisa

Obesidade pode também estar associada ao uso de antibióticos

Uniso lança processo seletivo para Pós-Graduação

Estudo avalia ensino de Ciências e pesquisadora cria caixa com propostas de atividades

Uniso realiza evento que debate formação acadêmica e profissional

Enxofre, Fósforo e Cloro são alguns dos elementos encontrados na saliva de fumantes

Mestrado em Comunicação e Cultura orienta elaboração de projetos de pesquisa

Leitores podem escolher temas do Uniso Ciência

Uniso recebe palestra sobre o LHC, o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo

Pesquisa de professora da Uniso vence Prêmio Top Ciência da BASF

Projeto Uniso Ciência lança segunda edição no Cruzeiro do Sul