INFORMAÇÃO LIVRE

Urbes pretende lançar aplicativo para a Zona Azul neste semestre


A Urbes espera lançar ainda no primeiro semestre deste ano um aplicativo para smartphones feito para o controle e uso das vagas de estacionamento rotativo em Sorocaba. Denominado Zona Azul Digit@l, ele será gerenciado pela própria empresa pública. Apesar da inovação, a Urbes diz que vai manter o uso dos cartões por um período até a adaptação da população. A Zona Azul em Sorocaba vigora de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. A estimativa da Urbes, além de implantar o sistema digital, é e ampliar o número de vagas do estacionamento rotativo das atuais 1 mil para até 5 mil.


Ataque

Em eventos partidários na região no último fim de semana, o senador e pré-candidato à presidência da República, Álvaro Dias (Podemos-PR), classificou como uma "tragédia política" o momento vivido pelo Brasil. Para ele, o próximo presidente terá a função de promover alterações na Constituição. No sábado, o senador e a presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu, participaram do lançamento da pré-candidatura do vereador sorocabano Fausto Peres à Assembleia Legislativa do Estado.

Manifestação

Está marcado para hoje, às 18h, no Parque Kasato Maru, no Campolim, um ato do movimento Vem Pra Rua que pede a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As manifestações estão sendo convocadas em nível nacional e na região, além de Sorocaba, há chamamentos também em São Roque. O protesto intitulado "ato em defesa da Justiça" ocorre às vésperas do julgamento do petista no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4). Novimentos pró-Lula também prometem mobilizações entre hoje e amanhã pelo País.

Desencontro

Embora tenha sido prorrogado até o final de janeiro o prazo do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da Prefeitura, no site da administração a data indicada para o término do período para renegociação das dívidas ainda é dezembro de 2017. O programa se encerraria no dia 22 daquele mês, mas acabou prorrogado numa tentativa de aumentar a adesão do público. O Refis prevê descontos de até 100% de juros e multa para dívidas atrasadas de contribuintes com o Município.

Terceirização

Está marcado para hoje, às 12h, na Policlínica Municipal, um ato contra a terceirização em alguns setores da Saúde, conforme anunciou a Prefeitura recentemente. A manifestação é organizada por sindicatos, como o dos Servidores Públicos e dos Médicos, e deve criticar a medida apontando um possível aumento da despesa pública com a contratação de terceirizadas. O projeto da Prefeitura prevê a terceirização dos serviços de urgência e emergência e especialidades.

Publicidade escolar

Os veículos que fazem o transporte escolar no município poderão ser utilizados para a exploração de publicidade. A medida está embasada pela Lei 11.656, de 8 de janeiro de 2018, de autoria do vereador Rodrigo Manga (DEM), que na tarde de ontem esteve reunido com o prefeito José Crespo (DEM) para anunciar a novidade para os representantes da Associação do Transporte Escolar de Sorocaba e Região (Asteser) e do Sindicato dos Condutores Escolares de Sorocaba e Região (Sinceser). "Essa nova lei é um incentivo para valorizar a categoria", disse Manga.