480p

Comme d'habitude

Por Claudemir Andrade

Para variar um pouco, e voltando ao nosso primeiro post, hoje vamos focar em música.

Comparada pela BBC de Londres a uma pintura de Salvador Dali, "Life on Mars?" é uma daquelas músicas inesquecíveis. Assim como Quentin Tarantinoéprovavelmente oúnico a derramar banhos de sangue em Hollywood e concorrer a dezenas de Oscar, David Bowie consegue de forma brilhante escrever uma letra completamente incompreensível, e transformá-la num clássico.

Assim como "My Way", de Frank Sinatra. (exceto a letra que, nesta, faz sentido) Mas o que elas duas têm em comum?

Bem meus amigos, "My Way" não é do Frank Sinatra. É do David Bowie.

Não podemos tirar os méritos de Sinatra, o mesmo transformou "My Way" no sucesso global que ela representa. MasDavid Bowie foi quem iniciou o que hoje, ainda temos o prazer de usufruir.

"My Way" é uma versão em inglês de Paul Anka para a composição francesa "Comme d"habitude", de Claude François. Muito antes de ser lançada assim, Bowie tinha feito outra versão em inglês em "Even a Fool Learns to Love", mas Anka comprou os direitos de tradução e a gravação do camaleão nunca chegou ao público.





Algo similar ao que o Ray Kroc fez com os irmãos McDonalds - assistam"Fome de Poder", de 2016.

Revoltado com a situação, Bowie retrabalhou a harmonia e a melodia para torná-la diferente de "Comme d"habitude", e modificou a letra inteira para chegar em "Life on Mars?". O músico já revelou que seu objetivo era fazer algo tão bom ou melhor do que "My Way", já que ele não poderia lançar a sua versão. O resultado? Um clássico.

Ken Pitt foi o gerente de Bowie na década de 60. Pitt produziu uma fita de áudio com Bowie cantando"Only a Fool Learns to Love". Bowie simplesmente tocou a música de Claude Francois em casa e gravou sua própria versão no topo da música francesa.





A versão de David Bowie de"Comme d'habitude"nunca foi lançada. Seu single seguinte foi"Space Oddity", que foi lançado em 1969, no mesmo ano em que a versão de Paul Anka do hit francês explodiu em uma das músicas mais bem sucedidas de todos os tempos. Ainda assim,épossível achar na internet inúmeras versões de"Even a Fool Learns to Love", sejam elas de fãs ou até mesmogravaçõesoficiais.

Enfim, para quem já teveJohn Lennon como seu backing vocal, não dápra esperar nada menos de David Bowie.

Abaixo você confere a obra-prima extraída desse conflito todo. Trabalho que inspira até hoje outras obra-primas como a excelente versão de "Space Oddity" pela cantora Natalie Merchant. Certo Fineis?









Após algumas pesquisas, consegui ainda achar as cartas originais de Bowie para seu produtor Ken Pitt, desde o primeiro interesse na gravação da música, até negociações para gravá-la.



Even a fool learns to love - DavidBowieNews.com Even a fool learns to love - DavidBowieNews.com



Carta 1968 - DavidBowieNews.com Carta 1968 - DavidBowieNews.com



Carta 1968 - DavidBowieNews.com Carta 1968 - DavidBowieNews.com



Carta 1968 - DavidBowieNews.com Carta 1968 - DavidBowieNews.com

Paul Anka foi mais rápido. Será que teríamos uma "My Way" ainda melhor?