CULTURA

Aldo Vanucchi escreve biografia do padre André Pieroni Sobrinho


A trajetória do padre André Pieroni Sobrinho e seu papel fundamental no desenvolvimento social, cultural e religioso de Sorocaba e região são relembrados em biografia, de autoria do mestre em filosofia e teologia, Aldo Vanucchi. "Um padre diferente" é resultado de aproximadamente um ano e meio de pesquisas, nos arquivos do jornal Cruzeiro do Sul e também da Cúria Metropolitana de Sorocaba, além de entrevistas.

O autor conheceu Pieroni pessoalmente, tendo sido seu aluno no seminário e contemporâneo no clero. Ele descreve o religioso -- que faleceu em 1972, aos 62 anos -- como um homem forte, alto, calvo, sempre de batina, de facilidade no trato com a pessoas. "Uma pessoa vibrante que não se acomodava. Estava sempre ativo por alguma causa, não só causas de interesse da igreja. Para ele, a igreja importante era o povo de Deus", conta. E esse povo de Deus, recorda, poderia ser o católico, mas também o não católico, o ateu e o comunista. "Era uma visão acima da época, por isso mesmo, ele nem sempre era bem aceito em alguns ambientes", relata.

Ao longo do livro, é possível descobrir mais sobre a história do religioso e como foi fundamental para a instituição das faculdades de Medicina, Filosofia e Direito em Sorocaba. O Ginásio de Esportes do município é outra conquista possível graças ao esforço do padre. Segundo conta Aldo, às vésperas da inauguração do espaço, com muito ainda inacabado, o padre foi à uma rádio convocar a população para ajudar nos trabalhos. O próprio André pôs as mãos na massa, de batina, para finalizar o ginásio. Em 1973, um ano após sua morte, teve um Centro Esportivo batizado com seu nome, no Jardim Simus. Mais que um incentivador, o padre é o construtor de um cartão postal de Araçoiaba da Serra: o Castelinho do Padre. A obra foi construída pelo próprio religioso, em sua propriedade na cidade.

Eventos de lançamento do livro serão realizados em datas a serem divulgadas nos próximos dias. A publicação é da editora EdUniso -- editora da Universidade de Sorocaba. O livro pode ser acessado e adquirido no site da universidade, pelo link: http://uniso.br/eduniso/.