480p

Conheça o óculos de sol que faz a música tocar 'dentro da cabeça'


Por Claudemir Andrade



Encontrar os fones de ouvido certos é o enigma sem fim para os amantes de música. Os fones de ouvido sem fio são duvidosos, enquanto os fones de ouvido com fio não conseguem ficar desembaraçados.

Em um de nossos posts mostramos os Airpods da Apple, porém no ponto de vista de inovação, uma nova empresa tem chamado a atenção.
 
Uma startup baseada em Los Angeles, a Zungle, quer substituir fones de ouvido por um óculos de sol que trasmite som através de vibração diretamente para dentro da sua cabeça.
 
Parece absurdo certo? Mas já existe.




      
Os óculos de sol Zungle contêm auto-falantes (nem sei se posso chamar isso de auto-falantes) que transmitem o som por condução óssea,  através de vibrações na caixa craniana.
 
O usuário ouve um som cristalino (o que a empresa afirma ser comparável aos fones de ouvido normais), enquanto o mundo exterior não ouve quase nada.
 
Tudo de maneira prática, emparelhando o dispositivo ao smartphone via Bluetooth, e abrindo seu aplicativo de música preferido.
 
Um toque na orelha direita para começar a ouvir uma lista de reprodução ou um álbum, ou simplesmente para avançar ou retroceder suas músicas.
 
Um microfone embutido e com cancelamento de ruído também permite aos usuários fazer e atender chamadas sem pegar o telefone, embora a pessoa do outro lado da linha não receba o som com a mesma qualidade e clareza.
 
As vantagens do Zungle Panther - além de ser super legal - são diversas. Você pode ouvir músicas na altura que você gosta no ônibus sem perturbar o seu colega ao lado e gastar uma fração do custo dos tradicionais fones com cancelamento de ruído. Além disso, você ainda pode ouvir os carros se aproximando ou conversas ao seu redor.
 
A bateria deixa algo a desejar, suportando apenas cerca de quatro horas de reprodução.
 
Talvez você esteja se perguntando: é seguro para a saúde?
 
A empresa não se pronuncia a respeito, embora a tecnologia se assemelhe bastante à dos implantes de condução óssea.
 
Esses dispositivos, usados por pessoas com deficiência auditiva, capturam som no ar, processam o som em vibrações e transmitem as vibrações através do osso para a parte interna do ouvido. Mais de 100.000 pacientes globalmente foram equipados com implantes de condução óssea desde o final dos anos 70, de acordo com o líder fabricante de dispositivos Cochlear.




     
Os óculos de sol Zungle Panther estão disponíveis no Kickstarter ou no site da Zungle, pelo valor de 150 dólares.
 
Para quem não conhece, Kickstarter é uma comunidade global criada em torno de projetos criativos. Mais de 10 milhões de pessoas apoiam os projetos Kickstarter.
 
Em meio a esses projetos temos por exemplo artistas influentes como De La Soul ou Marina Abramovic.
 
Todo artista, cineasta, designer, desenvolvedor e criador do Kickstarter possui um controle criativo completo sobre seu trabalho, e a oportunidade de compartilhá-lo com uma imensa comunidade de patrocinadores.