CULTURA

Passeio terá como foco santos milagreiros de Sorocaba


O historiador Carlos Carvalho Cavalheiro e a artista visual Flavia Aguilera realizam no dia 24 de fevereiro, às 9h, um passeio guiado ao Cemitério da Saudade, com o foco nos milagreiros de Sorocaba. Estão disponíveis 25 vagas. Os interessados podem confirmar participação no evento, de mesmo nome, criado no Facebook.

Intitulado "O sagrado no além túmulo - Santos Milagreiros de Sorocaba", o passeio percorrerá alguns dos túmulos mais visitados em nome da devoção daqueles que procuram um milagre ou apenas um lenitivo para as amarguras da vida.

Conforme Carlos disse na postagem do evento, no Facebook, a intervenção sobrenatural dos "mortos" é uma crença que acompanha os seres humanos desde os primeiros tempos. "É a base de muitas religiões, se não da religião mesmo. Fustel de Coulanges explica que nos tempos imemoriais, acreditava-se que os ancestrais mortos zelavam pelos seus descendentes, dando origem aos cultos domésticos e ao surgimento dos deuses nas culturas grega, romana e mesmo hindu", afirma.

Ainda segundo Carlos, a mesma crença, revestida de aspectos emprestados de outras formas de religiosidade, como o catolicismo, encontra-se presente na sociedade. "A despeito de todos os avanços científicos e tecnológicos alcançados neste século 21, ainda perdura entre muitos a crença de que aqueles que passaram para "a outra vida" continuam a interceder por nós".

Carlos afirma que esses são os "santos" e "milagreiros" populares, sem a chancela de uma instituição formal, mas que arrebanham fiéis devotos por todos os cantos.

O passeio pelo Cemitério da Saudade, o mais antigo de Sorocaba, é uma contrapartida do Prêmio de Literatura de Sorocaba, oferecido pela Secultur em 16 de dezembro de 2017, que premiou o livro "A história de Julieta Chaves - A santinha de Sorocaba" fruto da pesquisa dos autores sobre a vida de Julieta Chaves, a santinha popular do Cemitério da Saudade.