CARTAS

Lixo no Wanel Ville


Há mais de três anos, estou na luta para que sejam colocadas placas de "proibido jogar lixo e entulho" nas áreas em torno da rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV.

Aberto protocolo de solicitação na Prefeitura, o setor responsável informa que foi resolvida a questão, pois a fabricação de tais placas está em processo de licitação -- sendo que depois é dito que as placas foram confeccionadas erradas, que a quantidade foi pouca e a demanda grande, bem como todo o tipo de justificativa.

Ou seja, o problema não está solucionado, pois a luta para a colocação das placas permanece a mesma. O problema no local somente se agravou, dado o fechamento de muitos ecopontos, além do fato de não termos contêineres de lixos, o que estimula as pessoas -- que estão preocupadas em não causar problemas apenas na porta de suas próprias casas -- a jogar lixo e entulho em frente à casa de outros cidadãos, sem se importar com o problema causado a terceiros.

A falta de fiscalização, tanto para áreas públicas quanto para áreas particulares, é tremenda e nenhum resultado é palpável quando denunciada a placa do veículo que jogou lixo e entulho. É decepcionante a Prefeitura adotar tal postura de descaso para com os cidadãos.

LUCIANO FERNANDES

Resposta - Caro Luciano, informamos que a fiscalização da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) monitora o local constantemente. No dia 7 de fevereiro, no momento da vistoria, foi constatado que a área está bem conservada e sem vestígio de descarte irregular de resíduos, ou seja, não existe formação de lixão e entulhos a céu aberto.

De qualquer forma, entendemos que a instalação de uma placa "proibido descarte de resíduos" ajudará a coibir os possíveis descartes irregulares e ela será fixada dentro de alguns dias. Com relação ao mato, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, realizou recentemente roçagem no local. Quanto ao serviço de coleta mecanizada através de contêineres, informamos que em breve todos os bairros da região oeste serão atendidos, inclusive o Wanel Ville IV.

PREFEITURA DE SOROCABA