CARTAS

Comércio nos ônibus


Temos de conviver diuturnamente com pessoas fazendo comércio no interior dos ônibus do transporte público de Sorocaba. Pessoas jovens, cheias de saúde e vigor, vendendo balas, dizendo que estão desempregadas.

Esses "vendedores" viajam o dia inteiro do terminal Santo Antônio ao terminal São Paulo e vice-versa pagando apenas uma passagem. Outros sobem nos coletivos dentro do próprio terminal e começam suas ladainhas ali mesmo. Depois, descem com o arrecadado antes de o coletivo partir e ingressam em outro para novo faturamento.

Já relatei tais fatos à Urbes em pelo menos em três ocasiões e a resposta é sempre a mesma. Parece resposta automática: este tipo de comércio somente existe porque os passageiros adquirem ou ajudam as pessoas que estão comercializando os produtos.

Ora, e os vários fiscais que não fiscalizam nada e sempre estão disponíveis e "plantados" nos dois terminais? A função deles não é fiscalizar? Acontece que muitos fiscais e motoristas já até fizeram amizades com esses grupos, que são habitués dos terminais e coletivos.

CARLOS CÉSAR DE LIMA

Resposta - Prezado Carlos, agradecemos o seu contato e informamos que a Urbes não compactua com esses tipos de postura e conduta, porém reconhecemos e destacamos as dificuldades em coibir esse tipo de ação, principalmente quando há colaboração dos usuários em adquirir os produtos ofertados.

Nesse sentido, as empresas concessionárias Consor Sorocaba e STU, que efetivamente são responsáveis diretamente pela operação das linhas de ônibus do sistema de transporte urbano, foram comunicadas para que direcionem maior atenção para esse tipo de situação, bem como a fiscalização da Urbes.

Esclarecemos que as ações de fiscalização são realizadas constantemente, com a participação do setor de Fiscalização da Prefeitura e apoio da Guarda Civil Municipal, que possuem competências para agirem nessas situações, inclusive com apreensão, quando possível, dos produtos comercializados.

Para uma ação de fiscalização mais efetiva, solicitamos, sempre que possível, informar o prefixo do veículo ou a linha e horário utilizado.

PREFEITURA DE SOROCABA