CARTAS

Vacinação


Gostaria de um esclarecimento com relação à aplicação de vacinas aos moradores e trabalhadores da região do Campolim. Como vou aos estabelecimentos existentes naquela região e ainda não tomei vacina, eu correria o risco de adquirir febre amarela tanto quanto os moradores?

A população que frequenta esses lugares, mas não reside no bairro, não deve frequentar esses locais enquanto não se normalize a vacinação? Não corremos o mesmo risco que a população moradora? Se o morador que trabalha o dia inteiro longe da sua residência foi vacinado, eu que frequento o bairro não correria o mesmo risco? Sei que ainda a cidade não teve mortes, mas vou ter que esperar por elas para ser vacinado?

JOSÉ WILLIAM LEITE OLIVEIRA


Resposta - Prezado José William, atualmente a vacinação por dose fracionada contra a febre amarela está disponível para toda a população de Sorocaba. Basta o cidadão se dirigir para uma Unidade Básica de Saúde mais próxima e portar consigo documento de identificação com foto e carteira de vacinação.

A ação de imunização na região do Campolim foi realizada por conta do laudo positivo do Instituto Adolfo Lutz para a morte do macaco no Parque do Matão, em Votorantim, divulgado no dia 12 de janeiro. Nessa ação foram vacinados apenas moradores e trabalhadores do raio estratégico traçado pela equipe gestora da SES.

A recomendação da Secretaria do Estado é que sejam feitas ações de combate e bloqueio num raio de 500 metros de onde foi registrado o caso de epizootia (óbito de macaco por febre amarela). Esse raio traçado no parque não atinge o município de Sorocaba, mas a SES decidiu antecipar qualquer mal e agiu de forma preventiva.

O bloqueio de imunização preventivo foi feito através das equipes da saúde, que imunizaram comércios e moradias próximas de um raio estratégico na parte sorocabana das avenidas Gisele Constantino, Adolpho Massaglia e Professora Izoraida Marques Peres, formando um paredão entre a divisa de Votorantim.

PREFEITURA DE SOROCABA