ECONOMIA

Sorocaba é a sexta cidade no Estado de São Paulo em número de empresas


O número de empresas em Sorocaba aumentou 1,56%, passando de 80.758 no final de 2017 para 82.017 em 2018. Entre as 15 cidades com maior número de empresas no Estado de São Paulo, Sorocaba ocupa a sexta posição e seu desempenho no aumento do número de novas empresas foi superior ao movimento registrado nas outras cinco cidades que estão à frente no ranking, o que inclui a capital. Os dados foram divulgados pelo site Empresômetro - Inteligência de Mercado, vinculado ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

As pequenas empresas são maioria nessa variação positiva, que coincide com os sinais de retomada da economia brasileira, conforme dados oficiais dos órgãos de governo. Um termômetro dessa movimentação é a procura por informações, no Sebrae, sobre quais são as providências para a abertura de novos negócios.

São Paulo é a cidade com maior número de empresas (1.803.508), com crescimento de 1,20% de 2017 para 2018. Campinas, com 157.920 empresas, cresceu 1,38% nesse mesmo período. As outras três cidades com maior número de empresas e que ocupam posições à frente de Sorocaba são Guarulhos (terceira posição), Ribeirão Preto (quarta) e São José dos Campos (quinta colocação). O sexto lugar de Sorocaba situa a cidade à frente de outros municípios como Santo André e Osasco.

Termômetro nos negócios

O consultor de negócios Bruno Mattos, da unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Sorocaba, informa que na procura pela entidade sobre informações para a abertura de novos negócios ou fortalecimento dos negócios já existentes, os destaques são os interessados em atuar nos setores de beleza e alimentação fora do lar, principalmente bares e restaurantes. "São os dois públicos que hoje buscam mais informações", compara Mattos. Na sua avaliação, os setores de beleza e alimentação, apesar de terem fortes concorrências, contam com grande mercado consumidor: "Esses segmentos continuam tendo alto consumo, mesmo nesse momento de retomada da economia."

Outro termômetro em sintonia com os sinais positivos da economia é registrado pelo Banco do Povo e o Espaço Empreendedor de Sorocaba. Os dois órgãos informam que em janeiro de 2018 houve um crescimento de 56,81% na formalização de novos empreendedores individuais em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Banco do Povo e o Espaço Empreendedor, as buscas por outros serviços tiveram aumento na formalização da ordem de 71,23%. A base de apuração inclui os serviços de inscrição municipal, credenciamento de Nota Fiscal, Parcelamento do Microemprendedor Individual, alterações e baixas municipais.

Em uma escala estadual, Sorocaba ocupa a quinta colocação geral dos municípios que mais formalizam no Estado de São Paulo se comparado com municípios com menos de um milhão de habitantes, e a segunda maior formalização efetiva do Estado, com cerca de novos 33.392 microempreendimentos na cidade, estando a frente de cidades como Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC paulista .

Potencial de mercado

Em 2017, a Endeavor (empresa sem fins lucrativos que visa potencializar o empreendedorismo) realizou sua pesquisa anual de Cidades Brasileiras Empreendedoras. Os resultados mostram que Sorocaba atingiu o primeiro lugar no quesito potencial de mercado e o segundo em infraestrutura.

Como medidas avaliativas para definir a cidade com o melhor potencial de mercado, a empresa utilizou os números de desenvolvimento econômico, que incluem o PIB acumulado de 3 anos e a quantidade de empresas exportadoras com sedes na cidade. Outro fator relevante é a média do potencial de compra de cada empresa.

Já na infraestrutura, a localização do município em relação às maiores rodovias do Estado, a qualidade e disponibilidade do transporte público municipal e o índice de fluidez no trânsito foram fatores que ajudaram a cidade a atingir o segundo lugar nesse quesito.