ARTIGOS

Despertar a Mente para Construir Sonhos!


Maria Clara Barbbosa 
Psicanalista


"Despertar a mente", parece-nos um termo antológico que remete indubitavelmente ao cerne do questionamento do Ser e Existir. Como assim, "despertar" se estamos acordados e vivendo a semântica da vida cotidiana diariamente?! Vamos ao ponto!

Escrever esse texto não seria possível sem a seguinte frase do Mestre Albert Einstein: "Os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando eles foram criados." Isso equivale dizer que precisamos ampliar a forma de pensar para obtermos clareza sobre os mecanismos de solução dos enfrentamentos da vida.

Certa vez, em uma palestra que ministrei com o tema "Expandir para integrar-se!", um participante questionou-me: "Mas, para quê, de fato, precisamos expandir a mente? Qual, o objetivo de todo esse trabalho, isso seria uma moda somente?" A pergunta dele me pareceu tão simplista e ao mesmo tempo tão verdadeira que pude ouvir as vozes de milhares de pessoas que se estivessem ali naquele auditório, provavelmente, estariam pensando como ele, o que me motivou a responder a pergunta, com outra pergunta: " Imagino, que você como todos os demais mortais, enfrente muitos problemas todos os dias, com pessoas, trabalho, finanças, saúde, família, certo? Agora, imagine por um instante que você pudesse resolver todas essas questões de maneiras infinitamente melhores e mais leves e que te levassem ao sucesso ao menos na maioria das vezes, o que isso lhe pareceria? Sua resposta: Me pareceria exatamente a fórmula impossível que eu gostaria de comprar! E, respondi novamente: Infelizmente, essa fórmula você não pode comprar! Precisará aprendê-la, de maneira árdua, trabalhosa, disciplinada e tornar-se mestre dela e então ela virá consentidamente até você! - Ele ficou surpreso ou talvez irônico e me perguntou por fim: "Certo, e imagino que você conheça essa fórmula? - E, com sorriso no rosto, finalizei: Sim, conheço e você também! Passou a última hora ouvindo sobre ela, seu nome é "Expansão de Consciência!"

Vivemos uma era de muitas reflexões "novas", exploradas sob termos incríveis com efeito de impacto que funcionam de maneira a despertar a curiosidade e interesse dos aspirantes à expansão de consciência. Termos como: mindset, masterização, crenças limitantes, lifestyle, padrão mental, etc. O marketing usado em torno da busca por mudanças comportamentais é animador, porque, traz consigo a esperança de uma sociedade melhorada nas próximas gerações. Independentemente se a busca por mudança seja inicialmente motivada pela busca de crescimento financeiro e profissional, o importante é que exista o movimento de olhar para dentro.

Desde pequenininhos temos muitos sonhos, aqueles que dizem que não possuem sonhos, entendam, que vocês provavelmente vivem padrões mentais depressivos, ou seja, o "normal" é sonhar! Os sonhos impulsionam os movimentos da vida! Porém, basta sonharmos? Você, realmente conhece alguém que apenas por sonhar e falar sobre seus sonhos, tenha concretizado algum deles? Improvável!

Realização, tem a ver com determinação, buscar de verdade quais mecanismos estão impedindo seu crescimento, tem a ver com tomar consciência de estudos comprovados sobre a influência dos padrões energéticos e familiares sobre os nossos comportamentos, tem a ver com decidir qual tipo de vida você quer levar e brigar ferozmente para que ela seja possível! Estou falando sobre abundância e prosperidade? Sim! Mas, estou falando também de abundância de momentos felizes, uma família como você sempre almejou (digo, a família que você venha a constituir, essa, está realmente sob seu controle, desde que você entenda os mecanismos para tal! Já, sua família de origem não está sob seu controle..), uma profissão que te faça muito feliz e ainda assim seja próspera, amigos que sejam realmente bons e confiáveis para tornar sua jornada mais leve e amável, estou falando sobre a felicidade e a abundância como um todo!

Mas, hoje não vou apenas escrever e encher tua mente de reflexões que motivam e incomodam ao mesmo tempo, hoje vou te propor um exercício prático para avaliação da sua vida, pegue caneta e papel! Vamos lá: 1. Desenhe você no centro da folha. 2. Decida e escreva em volta de você quais pilares de felicidade são realmente importantes para você (finanças, família/amor, profissão, amigos, espiritualidade etc). 3. Escreva em volta de você também quem são as pessoas mais próximas a você, da sua família, trabalho e amigos. 4. Reflita e escreva como são os comportamentos dessas pessoas embaixo dos seus nomes. 5. Agora, olhe para esse mapa do entorno da sua vida e responda embaixo da folha, com muita honestidade: Como está seu entorno? Saudável e impulsionador para os seus pilares de felicidade? Ou, muito crítico e pessimista? Eles não são felizes e então você na maior parte do tempo também não acredita que possa ser? Pronto, você detém agora uma análise básica e poderosa sobre sua vida atual!

E, após essa análise, busque ferramentas de autoconhecimento e mãos à obra, porque, se lembra que a fórmula que te levará a uma vida plena só virá até você de forma consentida se você buscar arduamente por ela? Então, torne-se esse buscador! Não desista!
Maria Clara Barbosa é psicanalista e diretora do Instituto Las Lobas