SOROCABA E REGIÃO

Trabalhadores do transporte escolar entram em greve na região


 
Os trabalhadores da empresa Viação Guarulhos, que operam o transporte escolar em Capela do Alto, entraram em greve na madrugada desta terça-feira (13), por falta de pagamento de salário, cesta básica e tíquete-refeição, segundo o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região. De acordo com a entidade, a empresa não dá o café da manhã e não implantou o convênio médico.
 
A Viação Guarulhos assumiu a concessão para operar o transporte escolar em fevereiro deste ano, em substituição à empresa Rosa. Conforme informações do Sindicato, a empresa não estruturou a garagem adequadamente para que os trabalhadores possam exercer o trabalho com dignidade. “A garagem da empresa não possui sequer uma sala, nem banheiro e refeitório”, diz por meio de nota.
 
O Sindicato diz que notificou a empresa na última sexta-feira e aguardou o prazo legal de 72 horas para iniciar a paralisação, que é por tempo indeterminado. “Nesse período, a empresa não entrou em contato com o Sindicato para resolver as irregularidades”, informa. A reportagem tentou contato com a empresa, mas ninguém atendeu as ligações.
 
Já a Prefeitura de Capela do Alta, informou que realizou entre os meses de dezembro de 2017 e janeiro deste ano um processo licitatório para contratação de empresa de prestação de serviços de transporte escolar, porém devido ao atraso no certame -- interposição de recursos -- foi contratada a Viação Guarulhos em caráter emergencial desde o dia 1 de fevereiro. “A empresa terceirizada pela efetivação do serviço tem responsabilidade na contratação e pagamento de salários e benefícios aos funcionários que realizam o serviço”, informou a administração muniipal por meio de nota. 
 
O pagamento efetuado pela Prefeitura à empresa é feito pelos dias e quilômetros rodados mensalmente conforme contrato vigente e disponibilizado após apresentação e aprovação do relatório expedido pela Viação Guarulhos e já fora efetuado referente ao mês de fevereiro.
 
A Secretaria de Educação da cidade informou que no período da manhã não houve tempo hábil para informar os estudantes moradores da zona rural e que fazem uso diariamente do transporte escolar sobre a paralização. Destes, apenas alguns conseguiram ir com transporte próprio. Do total de 1.900 alunos do perído da manhã, 511 utilizam o transporte escolar distribuídos em sete escolas. 
 
Para o período da tarde, as escolas estão em contato com os pais e dentro das possibilidades, estes irão providenciar que seus filhos cheguem até a escola. A Prefeitura também enviou representantes para diálogo com o Sindicato e com os trabalhadores e está tentando contato com a Viação Guarulhos. 
 
Araçoiaba da Serra
 
Os trabalhadores do transporte escolar em Araçoiaba da Serra também entraram em greve na madrugada desta terça-feira (13), segundo o Sindicato, em protesto contra as péssimas condições da frota de ônibus da empresa Sartori. A entidadenotificou a empresa e aguardou 72 horas para iniciar a paralisação. A Prefeitura de Araçoiaba da Serra e a empresa Sartori fotam procuradas, mas até o momento não retornaram o contato.