SOROCABA E REGIÃO

Sorocabano Rodrigo Polano fez do humor seu lazer e sua profissão


A vocação para o humor foi despertada ainda na infância. Expansivo e determinado, o então garoto Rodrigo Polano, do alto dos seus dez anos de idade, descobriu que tinha na voz um potencial dos maiores por ser explorado. Começava, ali, a trajetória do futuro imitador que hoje também cria personagens, escreve roteiros, se apresenta em shows de stand up e por aí vai. Trabalhou, antes disso, como vendedor de livros.

Polano compartilhava o seu talento em rodas de amigos, festas e eventos dos quais participava. E em todos ouvia opiniões daqueles que se divertiam com suas performances e torciam para que alçasse voos mais altos, para que fosse além dos limites da terra natal. Acabou acontecendo.


Participar do programa 'Vem quem quer', no SBT foi um momentos importante na carreira de Rodrigo  - DIVULGAÇÃO Participar do programa 'Vem quem quer', no SBT foi um momentos importante na carreira de Rodrigo - DIVULGAÇÃO


Há quatro anos, Rodrigo participou, depois de ter sido selecionado, do quadro "Vem quem quer", do Programa do Ratinho, atração do SBT. Fez sucesso, agradou e, com isso, a carreira ganhou impulso. Polano tem uma galeria de quase 70 celebridades às quais imita e destaca a jornalista Marília Gabriela que acabou se tornando "Marília Gordurela", uma sátira à também apresentadora.

Imitar, segundo Rodrigo requer o exercício da percepção. É necessário, diz ele, ficar atento aos trejeitos, ao modo da pessoa se comportar, se mexer e, principalmente, ao modo como fala. Esta sempre tem alguma característica mais marcante que pode render, que pede para ser trabalhada.






Rodrigo diz que todos, independentemente da fama, são imitáveis. O que diferencia é o grau de dificuldade. Ele próprio se considera muito parecido com o apresentador Geraldo Luís, da Rede Record e incorporou os tiques do imitado. A política, claro, não poderia ficar de fora e Polano "homenageia" nomes como os dos ex-presidentes Lula e Dilma Roussef, e do atual Michel Temer.

Além deles, estão na lista Maria Bethânia, Elba Ramalho, Luciana Gimenez e David Brasil. Este último tem como traço peculiar a gagueira, mas o imitador faz questão de frisar que a brincadeira nada tem de ofensiva ou de desrespeitosa. Aliás, em tempos de politicamente correto, Rodrigo Polano diz que procura ser cuidadoso.

A fronteira que separa o humor daquilo que é considerado impróprio é muito pequena e descambar para o grotesco não é exatamente muito difícil. O artista, inclusive, já contrariou algumas personalidades como a garota propaganda Aracy, da Top Therm, que o bloqueou na rede social Facebook. "Faz parte, mas ela ainda vai me desbloquear", brinca Polano.


O comediante avalia que a imitação requer um exercício da percepção - EMIDIO MARQUES O comediante avalia que a imitação requer um exercício da percepção - EMIDIO MARQUES


O sorocabano também teve a oportunidade de ficar diante da celebridade mais imitada do País, o animador Silvio Santos. E, quando isto aconteceu, atacou de funk em pleno auditório do programa comandado pelo "homem-sorriso". "Achei que ficava legal cantar uma música com a voz dele e acertei. Ele gostou e ganhei um troféu."

Rodrigo cumpre agenda movimentada e anima reuniões, eventos. "Se me chamarem, até em velório eu vou", disse. Treinar e se aprimorar constantemente são coisas a que Rodrigo Polano se dedica muito. Passa em média de três a quatro horas por dia diante do espelho para aperfeiçoar a técnica e render o máximo quando das apresentações. "Fazer rir é algo muito sério", filosofa.

Ele registrou em vídeo, a pedido da reportagem do Cruzeiro do Sul, algumas imitações que podem ser conferidas na versão digital do jornal. Ele também tem postado no Youtube uma performance com onze minutos de duração na qual, como Marília Gordurela, divide a cena com Silvio Santos.

Polano tem uma participação fixa no Programa Lucimara Parisi, na Rede Brasil, comandado pela ex-diretora do programa Domingão do Faustão e diretora de palco de Ratinho. A atração é levada ao ar aos sábados às 12h. Quem quiser conhecer o trabalho do humorista pode contatá-lo via Instagram no @imitadordosfamosos ou no Facebook.