SOROCABA E REGIÃO

Projetos transformam cozinhas em ilhas de convivência e prazer


A cozinha é um ambiente da casa que tem como característica reunir as pessoas. Ainda que existam, numa residência, outros espaços pensados e projetados exclusivamente para que as pessoas fiquem juntas, basta observar o cotidiano para se ter a certeza que é em volta dos alimentos, durante seu preparo ou consumo, que o bate-papo acontece. Nos últimos anos, o interesse pela gastronomia e pelas aventuras culinárias contribuíram ainda mais para que o cômodo se tornasse um dos principais de qualquer residência. Nessa linha, muitas novidades e inovações surgiram para compor o ambiente. Dentre elas estão as ilhas.

Objeto de desejo de muita gente que busca um projeto moderno de cozinha, as ilhas, além de contribuir para a beleza do ambiente, também ajudam em sua praticidade. Elas podem ser projetadas como espaços para rápidas refeições, para a preparação de alimentos ou para receber a pia e os eletrodomésticos de forma organizada. E, ao contrário do que muitos pensam, arquitetos e designers afirmam que é possível ter uma cozinha com ilha mesmo se o espaço do cômodo for pequeno.

Pensando nesse conceito, os arquitetos Gerson Dutra de Sá e Ana Lúcia Salama reuniram quatro projetos, desenvolvidos pro eles, nos quais as ilhas são o ponto alto das cozinhas. O Projeto 1 foi feito num ambiente de 12 metros quadrados, que ganhou sofisticação a partir da escolha de revestimentos nobres e equipamentos modernos. No apartamento, onde mora um jovem casal com duas filhas adolescentes e um bebê, a prioridade foi exatamente estabelecer o convívio entre a família e os amigos -- ou seja, na hora de receber, a cozinha é o ambiente eleito para essa função. Por essa razão, os moradores solicitaram aos profissionais um ambiente integrado, onde sala e cozinha dialogam a partir da ilha central. A bancada, produzida em silestone preto estelar, valoriza ainda mais este espaço.


 - MÁRCIO SOUZA / DIVULGAÇÃO - MÁRCIO SOUZA / DIVULGAÇÃO


O segundo ambiente apresentado pelos profissionais foi criado para a Casa Cor São Paulo de 2014 (Projeto 2). A ideia foi uma cozinha com um clima bem especial, tanto para quem aprecia cozinhar como para quem quer receber. "Procuramos aliar praticidade à beleza, já que a cozinha tem sido vista como a nova área social da casa", diz Gerson Dutra de Sá. Versátil, o espaço também apresenta soluções em tecnologia, com eletrodomésticos de última geração, para facilitar o dia a dia na utilização da cozinha gourmet -- cada vez mais reservada ao convívio.

Ambiente compacto


 - MÁRCIO SOUZA / DIVULGAÇÃO - MÁRCIO SOUZA / DIVULGAÇÃO


A prova de que as ilhas podem estar presentes mesmo em ambientes compactos está no projeto de uma cozinha que faz parte de um apartamento moderno, de apenas 35 metros quadrados (Projeto 3). Segundo Gerson Dutra de Sá e Ana Lúcia Salama, em ambientes de metragem reduzida a integração é cada vez mais solicitada para facilitar a circulação. Neste projeto, desenvolvido para atender às necessidades de um morador jovem e solteiro, a opção foi por derrubar paredes para ligar a cozinha à sala, mantendo a ilha central entre os dois -- já que o hobby do morador é cozinhar para as visitas. Para otimizar ainda mais o espaço, foram criados armários sob medida embaixo da ilha, além de uma adega de vinhos.


 - MÁRCIO SOUZA / DIVULGAÇÃO - MÁRCIO SOUZA / DIVULGAÇÃO


Para fechar a coletânea, os arquitetos separaram o projeto de uma cozinha clean, de atmosfera minimalista, que ganhou toque moderno com alguns detalhes em vermelho (Projeto 4). A moradora, uma jovem paulista, não abria mão de ter um espaço para cozinhar para os amigos, um canto em que pudesse praticar seu hobby predileto e compartilhar este momento com as visitas. A ilha entrou em cena rodeada por marcenaria branca, para garantir mais leveza ao espaço.