ECONOMIA

Emprego na indústria da região mantém recuperação


O nível de emprego nas indústrias da região de Sorocaba segue em tendência de alta em 2018, chegando em abril ao quarto mês seguido com saldo positivo. Os dados são do indicador do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), divulgado ontem. Nos 48 municípios da regional do Ciesp foram criados 700 novos postos de trabalho em abril. O resultado mensal é melhor do que o obtido em abril de 2017, quando a região sofreu uma queda de 550 postos de trabalho. No acumulado de 2018 (janeiro, fevereiro, março e abril) houve um aumento de 1.800 vagas. Foram criados 350 postos de trabalho em janeiro, 500 em fevereiro e 200 em março.

Apesar dos números que indicam recuperação no nível de emprego na indústria da região este ano, quando analisados os últimos 12 meses o saldo ainda é negativo, com o fechamento de 2.750 vagas.

O mês de abril foi impactado positivamente pelos segmentos de veículos automotores e autopeças (1,85%), produtos alimentícios (1,95%), produtos têxteis (1,67%) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (0,75%).

Para o diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, este cenário retrata a consistência da recuperação do setor industrial. "A vinda de novas indústrias do setor automotivo para Sorocaba e o anúncio do terceiro turno da Toyota também influenciaram positivamente a nossa pesquisa", analisa o diretor. A montadora prepara o lançamento do modelo Yaris.

De acordo com Syllos, Sorocaba oferece condições favoráveis de atração de novos investimentos. "Temos um trabalho muito forte de qualificação de mão de obra e uma infraestrutura adequada, que são os principais quesitos observados pelas indústrias", destaca.

No Estado

No Estado de São Paulo, a indústria também encerrou abril com saldo positivo em empregos. O setor registrou a geração de 9.500 novos postos de trabalho. No acumulado do ano, o saldo também é positivo no Estado, com 32 mil novas vagas.

Entre as 36 diretorias regionais, houve variação. Em 27 foram registradas altas, com destaque para Franca (influenciada pelos segmentos de artefatos de couro e calçados e produtos alimentícios), além de Sertãozinho e Piracicaba.