BRASIL

Após frio recorde, SP deve ter madrugadas geladas, com mínima de 7º C


Após registrar no final de semana sua temperatura mais baixa deste ano, a cidade de São Paulo deverá ter uma semana gelada, com a possibilidade de novas madrugadas com recordes de frio.

O clima será para casaco e cachecol no começo das manhãs, mas a temperatura sobe ao longo do dia e deve superar a marca de 20ºC -mas sem ultrapassar 23º C, em nenhum momento, até sexta (25).

Por volta das 6h deste domingo (20), foi registrada a menor temperatura de 2018 na capital paulista. Os termômetros marcaram 9,6º C na estação meteorológica de Mirante da Santana, na zona norte, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Até então, a temperatura mais baixa do ano havia sido de 13,8º C, registrada em 21 de abril. Nesta segunda-feira (21), é esperada temperatura mínima a partir de 7ºC -e de 10ºC na terça (22) e na quarta (23).

A tendência de tempo seco e pouca chance de chuva deve se manter nos próximos dias. Os dias ensolarados e com céu limpo também devem se repetir ao longo da semana -apesar da temperatura baixa.

A chegada do frio provoca risco de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira. A cidade de Campos do Jordão, a mais famosa dessa região, registrou a menor temperatura em terras paulistas neste domingo, com 5,3º C.

A baixa umidade do ar na capital deve continuar ao menos até quinta (24), quando aumenta a nebulosidade e também a chance de chuva fraca. O padrão de madrugadas bastante frias e tardes quentes deverá se manter nas próximas semanas até o início do inverno, em 21 de junho.

De acordo com o meteorologista do Inmet Ernesto Alvin Grammelsbacher, este outono na capital paulista deve ser um pouco mais frio do que o do ano passado, mas sem grandes variações. "Será um outono típico", afirma.