CULTURA

Feira Curva realiza primeira edição neste sábado (9)


Trabalhos de 21 artistas visuais de Sorocaba e região ganham espaço na 1ª edição da Curva -- Feira de Artes e Impressos que acontecerá amanhã, das 10h às 18h, no porão do Chalé Francês (avenida Afonso Vergueiro, 280, em frente à antiga Estação Ferroviária).

Iniciativa independente de artistas locais, a feira nasce com intuito de fomentar, fortalecer e criar pontes para a fruição do mercado da arte contemporânea da cidade.

De acordo com os organizadores, estarão à venda obras originais, séries numeradas e impressões de desenhos, pinturas, ilustrações e fanzines com valores que variam entre R$ 20 a R$ 300. "Geralmente as pessoas pensam que comprar obra de arte é uma coisa elitizada, mas na verdade não é. É algo que pode ser bastante acessível", comenta a artista visual Flávia Aguilera, que faz parte do grupo fundador da Curva.


Federico Aquino também expõe trabalhos no espaço - DIVULGAÇÃO Federico Aquino também expõe trabalhos no espaço - DIVULGAÇÃO

O grupo, aliás, reconhece que o hábito de adquirir obras de arte ainda está longe de ser uma realidade efetiva na região, mas pontua que a proposta da feira é justamente possibilitar o diálogo, a circulação e o comércio da produção artística local.

Segundo Flávia, trata de um "projeto piloto" e, dependendo da receptividade do público, poderá ganhar edições mensais. "A gente quer abrir caminho pra comercializar arte aqui".

A iniciativa tem apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) -- Núcleo Sorocaba, que é responsável pelo Chalé Francês e cedeu o espaço para a realização da feira.

Os artistas que estarão na feira são Adriana Dias, Camila Fontenele, Celso Lara, Coletivo Cria, Claudia Kael, Dah Fiore, Diana Lanças, Eliete Della Violla, Federico Aquino, Felipe Fejao, Flavia Aguilera, João Feitosa, João Victor, Juliana Saker, Ligia Mazzer, Luitz Terra, Maria Radicce, Mazé Perbellini, Silvana Sarti, Tulio Ten e Veronica Heidmann.