Salão Moto Brasil reúne milhares de visitantes no Riocentro
Mais de 73 mil visitantes apaixonados por motocicletas e motoclubes vindos de todos os cantos do País estiveram reunidos de 31 de maio a 2 de junho no Pavilhão 2 do Riocentro conferindo de perto a 8ª edição do Salão Moto Brasil. O evento, que integra o calendário anual do motociclismo nacional -- é o maior do setor no Rio de Janeiro e um dos maiores do segmento duas rodas no Brasil --, contou mais uma vez com o prestígio do público.
Foram três dias movimentados com muita diversão, adrenalina e até manobras radicais por conta da equipe Força & Ação. Nem o adiamento por conta da greve dos caminhoneiros apagou o brilho do Salão que, como acontece todos os anos, reúne as principais marcas do mercado e tem como objetivo gerar negócios, entretenimento, educação e turismo.
A 8ª edição do Salão Moto Brasil também escreveu um novo capítulo na história da Muteki, uma das maiores importadoras de motopeças do País. Através da recente parceria firmada com a italiana SWM (Speedy Working Motors), a Muteki passa a comercializar as motos SWM e escolheu o evento que mais entende o mundo duas rodas para lançar os modelos Superdual X e T, RS300R, RS500R, Gran Milano e SM500R. A importadora também levou ao Riocentro peças das marcas Vesrah, JT Sprockets, Potenza, Orkaan, SBS, Ariete, Regina, entre outras.
A grande novidade desta edição foi a realização do evento no mês dedicado ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. "Fizemos nossa parte e continuaremos fazendo nas próximas edições e sempre que possível. Segurança e educação no trânsito estão entre nossos pilares e sempre teremos espaço para elas", ressalta Gustavo.
Como é desde cedo que se educa, o público infantil contou com uma área exclusiva. Cerca de 550 crianças passaram pelo Clubinho Honda, iniciativa que a marca realiza a cada nova edição do Salão, buscando ensinar desde cedo as regras e cuidados no trânsito. Para os adultos, dentre outras ações, foram realizados dois painéis sobre direção segura. Distribuídas em 104 estandes, o Salão contou com a exposição de mais de 100 motos das principais marcas do País.
No auge de seus 115 anos de história, a Harley-Davidson "causou". Dona do maior estande (380m2), a lendária fabricante de Milwaukee reuniu mais de 300 harleyros no tradicional comboio que foi recepcionado com muito rock"n"roll. Todos os anos, o Salão Moto Brasil representa a maior oportunidade do Rio de Janeiro reunir todos os amantes do motociclismo. Num único espaço puderam ser vistas todas as novidades e relevâncias, além da possibilidade de estreitamento no relacionamento com os clientes, ouvindo suas necessidades e opiniões.
A Honda levou ao público 14 de seus principais modelos. Dentre os destaques, a CRF 1000L Africa Twin, uma big trail com design marcante, desenvolvida para obter a melhor aerodinâmica para uma pilotagem versátil, transmitindo conforto para viagens, agilidade na cidade, e leveza para o uso off-road. O modelo XRE 190 ABS foi outra novidade da marca japonesa, que traz na linha 2018 o posicionamento de QR codes na carenagem traseira e no tanque do modelo com as principais informações do manual do proprietário em realidade aumentada.
Outra grande estrela da marca foi a recém-chegada ao mercado brasileiro X-ADV, concebida e desenvolvida na Itália. O modelo é um novo conceito de maxi-scooter e estilo crossover, ideal para rodar tanto nas áreas urbanas ou nas grandes aventuras estrada afora. Conta com sistema ABS eletrônico de última geração, smart key, suspensão dianteira invertida up side down e computador de bordo.
Marcando presença também na área externa, a Honda realizou cerca de 600 test rides em sua área de 2.500m2 com modelos de baixa e alta cilindradas. Nesta área de testes, o público pilotou modelos das marcas Harley-Davidson, Indian, BMW, Triumph e Suzuki. Para uso no local, o participante recebia uma pulseira Santander Pass que liberava a cancela Santander Mastercard localizada em um determinado trecho do percurso.
A Indian Motorcycle apresentou ao público as novidades da linha Dark Horse: Scout Bobber Dark Horse, Chief Dark Horse & Chieftain Dark Horse. A custom Roadmaster, de R$ 105 mil, também estava exposta no estande.
Presente mais uma vez no Salão Moto Brasil, a Suzuki levou 20 modelos ao estande. Um dos destaques ficou por conta da GSX-R1000R equipada com suspensão BFF, Quick Shift, controle de largada e cornering brake mais aguçado. O modelo V-STROM 650 XT também chamou a atenção, desenvolvido para fornecer o máximo de diversão em longas viagens com versatilidade e conforto. A Suzuki também apresentou ao público os modelos que está comercializando da Haojue (DK 150) e da Kymco (People GTi 300 e Downtown 300i ABS).
Quem visitou o estande da alemã BMW pode conferir os 13 modelos expostos pela marca. Dentre eles, a S 1000 RR, que revolucionou a classe das superesportivas e tornou-se ícone. Outros modelos de destaque no estande foram a F 800 GS, considerada a mais esportiva da família GS, e a R 1200 GS. Por mais de três décadas, a R 1200 GS vem definindo seu segmento e tem provado ser uma companhia confiável em qualquer aventura sobre duas rodas.
Recorde em tempo de venda, nas primeiras horas do Salão a Triumph já havia vendido o modelo mais caro do estande, a "nova" Tiger 1200. O acionamento do modelo adventure é o mais potente por eixo de transmissão da categoria, e oferece 141 CV de potência. O motor de 1200cc entrega torque imediato em baixa rotação e proporciona um som ainda melhor.
Quem também marcou presença no Salão foi a Kawasaki. Na linha sport, a marca levou a Ninja 1000, de 1.043cc, versátil tanto para estrada quanto para cidade. A cruiser Vulcan S também atraiu visitantes ao estande com seu motor bicilíndrico em paralelo, desenho único do quadro e um novo plano de suspensão. Já quem gosta de adventure, o design imponente da Versys-X 300 chamou a atenção.
Outro modelo de moto que fez sucesso entre o público foi a nova KTM Duke 390, no estande da Moto Rio. Recém-chegada ao Brasil, a naked ganhou acelerador eletrônico, faróis de LED na vertical e o "KTM My Ride", sistema através do qual é possível espelhar o smartphone ao painel de TFT colorido.
Uma das grandes sensações desta edição foi o airbag Air Hoof, da marca Hit-Air produzida pela Mugen Denko. Ainda sem data de comercialização no Brasil, o item de segurança é acionado manualmente por uma válvula. Outra novidade apresentada no Salão foi o Cosmo Connected. De fabricação francesa, o dispositivo eletrônico, que se conecta à parte traseira do capacete, emite uma luz vermelha que simula a luz de freio da moto melhorando a visibilidade da motocicleta.