SOROCABA E REGIÃO

500 voluntários trabalham na Festa Junina


Além das atrações artísticas do palco da 39ª edição da Festa Junina de Sorocaba, por onde passaram, por exemplo, as duplas Bruno e Marrone e Fernando e Sorocaba, e devem se apresentar os cantores Luan Santana e Zé Ramalho, o evento conta também com um batalhão de cerca de 500 voluntários. Esses voluntários são anônimos para o público, mas fundamentais para mais de 30 entidades. Não por acaso, o evento, que vai até o dia 22 de julho no Parque das Águas, é realizado pela Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes).

"Os diferenciais nessa festa são as 33 entidades e o voluntariado. Tem entidade que vai se sustentar com esses recursos por um período de quatro a seis meses", comenta Edvaldo Luís Oliveira, presidente da Afejubes, sobre a atuação das instituições no evento, em especial na praça de alimentação. "É importante que o público compareça, não só os sorocabanos, mas de toda a região. Quem consumir vai ajudar muito", diz. De acordo com ele, o trabalho de preparação da festa começou em dezembro do ano passado. Cada entidade tem o seu voluntariado -- entre 15 a 20 pessoas. Edvaldo é da Paróquia São José do Serrado, que com a Pastoral Centro Assistencial Sagrada Família, atua na assistência de cerca de 50 famílias carentes e 70 crianças na mesma situação.

Donizeti Emanuel de Morais, diretor-tesoureiro da Afejubes e presidente do Lar São Vicente de Paulo, uma das entidades participantes do evento, conta que a realização da festa é uma das principais receitas do Lar. "Uma gama de voluntários se desdobram em prol da instituições para que estas possam fazer a manutenção dos seus objetivos sociais. É um trabalho conjunto para que a festa se torne um marco no calendário turístico da cidade", diz. "Por isso, convidamos as famílias para que participem do evento, que é familiar e que ocorre em um local seguro", lembra.

O presidente da Afejubes falou também sobre o que é esperado do evento para os próximos dias. "A expectativa, como sempre, é a melhor possível. Nesta semana, esperamos ainda mais pessoas, já que houve o pagamento mensal dos trabalhadores. As atrações também ajudam. No sábado já tinha bastante gente e no show do Bruno e Marrone lotou", diz Oliveira.

Pela primeira vez na festa junina de Sorocaba, o cantor Luan Santana será a atração do dia 13 de julho. No dia 15 de julho haverá Festival Infantil. Já no dia 19, o público poderá conferir show do padre Alessandro Campos e no dia 21 de julho do cantor Zé Ramalho. No ano passado, cerca de 170 mil pessoas prestigiaram o evento. Com uma semana a mais neste ano, a expectativa é que esse número seja superado.

A organização da festa, que é responsabilidade do Centro Hípico Pagliato, tem apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).