BLOG DO SÃO BENTO

Em momento delicado, São Bento enfrenta a Ponte Preta


O São Bento tem hoje, pela Série B do Campeonato Brasileiro, às 18h, no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC), um duelo paulista para tentar espantar o pior momento vivido na temporada. O adversário da vez é a Ponte Preta, numa espécie de tira-teima para o confronto neste ano -- as equipes já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória da Macaca no Campeonato Paulista, por 1 a 0, e uma do Azulão no Troféu do Interior, por 3 a 1. Na tabela, cinco posições separam os times: o de Sorocaba é o 14º, com 17 pontos, enquanto o de Campinas é o 9º, com 21 pontos.

O jogo de hoje representa um contraste de cenários. Depois de 11 partidas invicto, o São Bento vem de três derrotas consecutivas (todas por 1 a 0, para Londrina, Criciúma e CRB), buscando recuperar a confiança. Já a Ponte Preta está há três confrontos sem perder, tendo vencido com propriedade os últimos dois, diante de Figueirense, fora de casa, e o líder Fortaleza (ambos por 2 a 0), além de ter empatado com o CSA por 1 a 1. Esta será a primeira vez que o técnico Marquinhos Santos comandará oficialmente o Azulão à beira do campo. "É claro que eles estão num melhor momento, no comando do (João) Brigatti. Pude assistir in loco Ponte e Fortaleza e o time evoluiu, se organizou", comentou.

Marquinhos Santos teve sete dias para treinar a equipe e implantar, pouco a pouco, o modelo de jogo e a filosofia de trabalho dele. "Consegui implantar algumas coisas, mesmo em pouquíssimo tempo. Os atletas têm muita qualidade e me receberam de maneira muito positiva, passaram a entender o que eu quero, a maneira que eu gosto que a equipe jogue. Eles estão muito empenhados e muito focados para desenvolver o melhor."

Uma das mudanças evidentes em relação a Paulo Roberto Santos é o esquema tático. Enquanto o antecessor costumava escalar um tridente no meio de campo, com Doriva, Dudu Vieira e Fábio Bahia, o novo chefe tem optado, ao menos nos treinamentos desta semana, por um 4-1-4-1 com Doriva atuando mais recuado do que Bahia, quase como um cabeça de área, na tentativa de melhorar a saída de bola. "A gente vai reencontrar o caminho das vitórias. Tivemos uma semana maravilhosa de treinos. Nada contra o Paulo (Roberto Santos), mas o Marquinhos dá mais ênfase em deixar todo mundo motivado, dar atenção a todos de maneira igual", afirmou Doriva.

A Ponte Preta deve vir a Sorocaba com a mesma formação dos últimos três confrontos (confira na ficha técnica) e espera-se grande presença de sua torcida no CIC.

Acompanhe

A Rádio Cruzeiro FM 92,3 transmite o duelo, com abertura da jornada a partir das 17h. A narração é de Nilson Duarte, reportagens de André Fazano, comentários de Érico Bueno, apresentação de Rodrigo Gasparini e plantão de Juarez Morato.

São Bento x Ponte Preta

São Bento - Rodrigo Viana, Tony, Luizão, Douglas Assis e Paulinho; Doriva; Fábio Bahia, Cléo Silva (Diogo Oliveira), Maicon Souza e Everaldo; Ricardo Bueno. Técnico: Marquinhos Santos

Ponte Preta - Ivan, Igor, Léo Santos, Renan Fonseca e Ruan; Nathan, João Vítor e Tiago Real; André Luís, Danilo Barcelos e Júnior Santos. Técnico: João Brigatti

Árbitro - Antônio Dib Moraes de Sousa

Local - Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC)

Horário - 18h