BLOG DO SÃO BENTO

Sempre alerta


A importância de se manter um elenco motivado, com todos os atletas prontos para mostrar serviço quando as oportunidades aparecem, é uma das teclas mais salientadas pelo técnico Marquinhos Santos desde que assumiu o São Bento, no início do mês. E, na vitória por 2 a 1 diante do Atlético Goianiense, no último sábado, pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, isso ficou ainda mais evidente. As entradas do meia Diogo Oliveira, autor do segundo gol, e do atacante Joãozinho, responsável pela assistência, foram determinantes para a construção do resultado.

No jogo passado, a disposição do elenco para ajudar começou a ser testada logo no primeiro tempo. Aos 35 minutos, uma fisgada na coxa fez com que, por precaução, o zagueiro Ewerthon Páscoa pedisse para sair -- e desse vez a Luizão. O substituto entrou e fez uma boa partida. Depois, na segunda etapa, o time beneditino voltou com Diogo Oliveira no lugar de Doriva, que sentiu uma lesão no joelho. E, no decorrer do período complementar, Joãozinho substituiu Branquinho.

A entrada de Diogo resultou em mais posse de bola e profundidade no meio, que havia perdido um pouco do controle do jogo depois que o Azulão abriu o placar. E Joãozinho, mais inteiro fisicamente -- devido à entrega de Branquinho nos 67 minutos em que ficou em campo --, equilibrou as ações ofensivas no lado direito do ataque beneditino.

Além da motivação do elenco, na entrevista coletiva após o jogo, o treinador também enalteceu o trabalho do auxiliar dele, Edson Borges. "Ele elaborou todo o material sobre o adversário, a estrutura do time do (Claudio) Tencati. Conseguimos anular os principais pontos deles e, ainda assim, jogar", explicou.

Como o São Bento ainda não possui um departamento de análise de desempenho, Borges tem sido o responsável pela atividade, como Marquinhos Santos já havia adiantado na última semana. "É o Edson quem apresenta o adversário ao elenco, até para não ter o desgaste de o treinador estar a todo momento falando com o atleta", comentou.

O responsável pelo setor de marketing do clube, Neto Bonvino, também deve ajudar neste sentido, com as imagens das partidas. "Ele (Neto) tem conhecimento e o presidente até se dispôs a pagar cursos profissionalizantes a ele na área de análise de desempenho", acrescentou.