SOROCABA E REGIÃO

Tiro de Guerra de Sorocaba reunirá ex-atiradores no próximo dia 25


O Tiro de Guerra (TG) de Sorocaba promoverá no dia 25, a partir das 10h, no Parque das Águas, um encontro para reunir militares que fizeram o serviço militar inicial na cidade. Chamado de "1ª Volta à Caserna", o evento terá o prefeito José Crespo (DEM), que serviu ao Exército no TG local em 1973. Segundo o subtenente Flávio Lisboa Afonso, o evento acontece há sete anos no 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, em Itu, unidade militar do Exército Brasileiro, e foi trazido para o TG de Sorocaba por iniciativa dele.

O subtenente Flávio afirma que o encontro é aberto ao público em geral. "O prefeito Crespo deverá participar como um de nossos atiradores, como são chamados os jovens militares que servem nos Tiros de Guerra."

Com apoio da Prefeitura, o "1º Volta à Caserna" também terá a participação dos atuais atiradores do TG e do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Itu, além da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Bombeiros, escoteiros, exposições militares, e ainda, possível apresentação da Esquadrilha da Fumaça. "Temos uma reunião nesta quarta em Pirassununga para tratar da apresentação, mas dependemos de autorização da Força Aérea, em Brasília", diz Flávio.

O evento terá desfile militar na avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas. O TG de Sorocaba foi criado em 21 de maio de 1917 e é referência do Exército Brasileiro em Sorocaba. Segundo o subtenente, por ano o TG da cidade recebe 5,5 mil alistamentos militares obrigatórios, porém, cerca de 100 jovens são selecionados para servir na unidade, por nove meses.

Indicação para empregos

Por meio de parceria com a empresa Havan, em Sorocaba, o TG encaminha atiradores que estão servindo na unidade para trabalhar na sede da loja. Segundo o subtenente, a empresa já desenvolve essa parceria com o TG em Brusque (SC), e os resultados são positivos. Em Sorocaba, as seis vagas existentes foram ocupadas. "Na prestação do Serviço Militar, os jovens desenvolvem atributos como liderança, disciplina e assiduidade, que são internalizados e aproveitados por eles no mercado de trabalho, fazendo com que se destaquem em qualquer instituição", diz Flávio.

As empresas interessadas em receber currículos dos jovens que estão prestando o serviço militar inicial podem entrar em contato com o TG de Sorocaba pelo telefone (15) 3231-3091 ou pelo e-mail [email protected]

O TG também busca empresas que queiram ser parceiras no projeto de recrutinhas mirins, para crianças de 9 a 11 anos. "A ideia é formar recrutinhas mirins, que irão receber a mesma formação cívica, de liderança, disciplina e assiduidade, que os atiradores recebem no serviço militar inicial", destaca o subtenente.