CULTURA

Três produções chegam às salas da cidade


Baseado em uma história verídica, estreia nesta quinta-feira (8) em Sorocaba o filme brasileiro "O nome da morte", que acompanha a trajetória de um pistoleiro, assassino confesso de 492 pessoas. Também chega nesta semana às salas de cinema da cidade o suspense "Megatubarão", adaptação de romance homônimo, que narra a tentativa de matar o enorme animal que ameaça banhistas da costa da China. Já na sala Sorocaba 7, voltada à exibição de filmes de arte, a novidade é o longa "Lámen Shop", do singapurense Eric Khoo.

Inspirado no livro homônimo do jornalista pernambucano Klester Cavalcanti, vencedor de três prêmios Jabuti -- o mais importante da literatura brasileira --, "O nome da morte" descreve a história do pistoleiro Júlio Santana, assassino confesso de 492 pessoas. No longa dirigido por Henrique Goldman, o matador é interpretado pelo ator Marco Pigossi. Em meio a um clima de adrenalina e suspense, o espectador é apresentado a um homem bom, que tem um trabalho incomum. Santana é um garoto pobre que vive no interior com sua família e é levado para a cidade grande por seu tio Cícero (André Mattos) para trabalhar.

"Com uma pontaria dessa, eu estaria rico", diz Cícero ao sobrinho. Por lealdade ao tio e também por amor, Santana abraça a profissão para a qual inclusive tem vocação. Durante seu primeiro serviço, Santana é tomado pela culpa. Religioso, o pistoleiro vai à igreja e pede perdão a Deus por seus pecados. Bom filho, bom pai e bom marido, o personagem é carregado de contrapontos -- e este foi o maior desafio do diretor do elenco. Fabíula Nascimento, interpreta Maria, mulher de Santana.

Destacado pelo rigor na apuração e a elegância do texto de seus livros, Klester Cavalcante afirma que todos os nomes publicados são verdadeiros, inclusive do pistoleiro, que autorizou o uso. Cavalcanti descobriu a história de Júlio Santana em 1999. O contato inicial com o personagem foi feito por telefone: Cavalcante e Santana se falaram uma vez por mês durante sete anos. "Quanto mais eu falava com ele, mais eu via que a história era fantástica", diz o jornalista.

O autor conheceu Santana pessoalmente em 2006. "Ele é uma figura muito mais rica do ponto de vista humano", conta. "Ele não é um serial killer, ele é um profissional. Muitas vezes ele me disse: "Você é pago pra escrever, eu sou pago pra matar"", conta o jornalista, cujo livro-reportagem mais recente, "A dama da liberdade", que narra a história da auditora do trabalho Marinalva Dantas, que ajudou na libertação de 2.354 trabalhadores em condições similares às de escravos, também será adaptado para as telonas, sob direção de Bruno Barreto.

Para o jornalista, os atores Marco Pigossi e Fabíula Nascimento conseguiram traduzir na tela a harmonia familiar dos personagens existente na vida real: "O Júlio é um cara carinhoso, respeitável com a mulher, com o filho. Tem a cena em que a mãe dá uma bronca no menino e ele tenta conciliar. Isso foi exatamente como é. O perfil dele calado no trabalho também é exatamente assim", revela.

Ficção Científica

Baseado no best-seller do escritor norte-americano Steve Alten, "Mega tubarão" também estreia hoje nos cinemas de Sorocaba. Protagonizado pelo norte-americano Jason Statham ("Velozes & furiosos 7") e a chinesa Li Bingbing ("Transformers: a era da extinção"), o thriller de ação e ficção científica teve filmagens realizadas em locação na China e Nova Zelândia, com direção de Jon Turteltaub ("A lenda do tesouro perdido").

No longa, um submarino de águas profundas -- parte de um programa internacional de observação subaquática -- é atacado por uma criatura gigantesca, que se pensava estar extinta. Agora, o equipamento se encontra incapacitado no fundo da fossa mais profunda do Oceano Pacífico, com a tripulação presa dentro dele.

Com o tempo se esgotando, o mergulhador especializado em resgates em águas profundas Jonas Taylor (Statham) é recrutado por um visionário oceanógrafo chinês (Winston Chao), para salvar não apenas a tripulação, mas também banhistas da costa chinesa desta ameaça incontrolável: um tubarão pré-histórico com mais de 20 metros de comprimento conhecido como Megalodon. A direção de fotografia é de Tom Stern ("A troca", "Sully - O herói do Rio Hudson", "Sniper Americano".

Arte


Lembranças de família marcam a produção 'Lámen Shop', do singapurense Eric Khoo  - DIVULGAÇÃO Lembranças de família marcam a produção 'Lámen Shop', do singapurense Eric Khoo - DIVULGAÇÃO


Já a sala dedicada a filmes de arte do Sorocaba Shopping exibe nesta semana o longa "Lámen Shop". De Eric Khoo ("Fica comigo" e "My magic") o filme reúne os ingredientes que tentam satisfazer o paladar do público interessado em culinária drama familiar.

O filme acompanha os passos de Masako, um jovem japonês que acaba de perder o pai, dono de um pequeno restaurante, e que encontra receitas escritas em mandarim no diário da mãe ---também já morta -- originária de Singapura. O rapaz navega entre o vazio do presente e a saudade de uma infância idealizada em fotos de viagens e em flashbacks. A vontade de descobrir os segredos culinários da família leva Masako a Singapura, onde ele entra em contato com suas origens e luta para reconectar afetos rompidos. (Com informações da Folhapress)