CULTURA

Marvadão lança hoje seu terceiro livro na Acso




Noite de autógrafos será na Acso - REPRODUÇÃO Noite de autógrafos será na Acso - REPRODUÇÃO

O jornalista, publicitário e humorista Celso Marvadão Ribeiro lança nesta sexta-feira (10), na Associação Comercial de Sorocaba (Acso) seu terceiro livro "Sorocoisas - Manual de Sorocaba para Principiantes". A obra tem coautoria da professora doutora Denise Lemos Gomes, coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Sorocaba (Uniso), prefácio do professor Aldo Vannucchi e charges de Walter Martins.

Além de fotos marcantes, "Sorocoisas" -- um termo criado por Marvadão -- reúne 60 textos inéditos que procuram "traduzir as linguagens, as coisas típicas, os usos e costumes de Sorocaba, por meio da observação jornalística e folclórica, numa narrativa em tom humorístico", resume Celso. "É um registro descontraído e coloquial do jeito sorocabano de ser". O trabalho é fruto de muitas décadas de observação da cidade e sua gente, conteúdo publicado em pílulas na coluna "Sapo N"água" e na página "Segundão do Marvadão". "O texto traz orientações de como se dar bem na cidade, vai apresentando Sorocaba como se fosse um guia dando boas-vindas aos visitantes-leitores. É também uma declaração de amor (com humor) por esta terra", adianta Celso Ribeiro, que conta na publicação a origem de expressões como "ché", "filãozinho" e de onde vem o nosso "chovendinho", entre centenas de outros termos.

"Escolhemos, ao escrever o livro, um jeito diferente e inusitado para apresentar, resgatar, reacender e reviver histórias da cidade para os leitores. Escritos em linguagem simples, quase coloquial, os textos, além do glossário de mais de mil expressões sorocabanas, estão carregados de informação e observações sobre o que somos e como somos", diz Denise Gomes. Celso Ribeiro é autor de outras duas obras: "Sorocaba Bem Te Vi - Sorocrônicas" e "60 Anos da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba", este em parceria com o jornalista Ruy Albuquerque Martins.

O lançamento acontece a partir das 19h30 e a Acso fica na rua da Penha, 535, no Centro. O livro custa R$ 25. A noite de autógrafos contará com performance da contadora de história Monisa Maciel e presença dos músicos e intérpretes Jurema Nascimento e Nilton Leal.