CULTURA

Parceria privada poderá restaurar o prédio do Fórum Velho


Após quatro anos com portas fechadas e exposto a ação de vândalos, o prédio histórico do Fórum Velho, sede da extinta Oficina Cultural Grande, Praça Frei Baraúna, deverá ser restaurado com recursos da iniciativa privada. A requisição do imóvel, que pertence ao governo estadual, foi oficializada na manhã desta quinta-feira (09) pelo prefeito José Crespo (DEM) ao secretário estadual de Cultura, Romildo Campelo, que esteve em Sorocaba onde cumpriu uma extensa agenda de compromissos institucionais. Um dos interessados na parceria é a Associação Comercial de Sorocaba (Acso). O custo das intervenções, segundo a entidade, está estimado em R$ 3 milhões.

Segundo a Prefeitura, o pedido de cessão em comodato do prédio público será pelo prazo de 30 anos. Como contrapartida após o restauro, a entidade privada que firmar a parceria vai utilizar parte do prédio. A outra parte abrigará atividades socioculturais promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e pelo Parque Tecnológico de Sorocaba. Romildo não definiu prazo, mas afirmou que a pasta dará prioridade ao ofício, para que o processo tramite da maneira mais rápida possível. Segundo o secretário, a "triangulação" entre Estado, Prefeitura e sociedade civil é um "exemplo de parceria em prol do bem comum. "É uma solução ganha-ganha para todos. Para o Estado, que não colocará recurso direto, a sociedade se envolve e o município ganha de volta um espaço cultural que revitaliza o Centro", disse.


O secretário visitou o prédio da antiga Oficina Grande Otelo - DIVULGAÇÃO O secretário visitou o prédio da antiga Oficina Grande Otelo - DIVULGAÇÃO


Construído em 1940 para abrigar o Fórum da Comarca de Sorocaba, o prédio tombado em 2012 foi fechado para reforma em abril de 2014, mas as obras foram interrompidas em maio de 2015 devido à identificação de problemas estruturais na fundação. Em pelo menos três ocasiões, o governo estadual admitiu não ter qualquer previsão de retomada das obras em virtude de "indisponibilidade orçamentária" e diz que o valor necessário para a conclusão da reforma é de cerca de R$ 3,4 milhões.

Além do encontro com o prefeito e secretários municipais, no Palácio dos Tropeiros, o secretário Romildo Campelo recebeu título de Visitante Ilustre, na Câmara Municipal, e visitou o prédio da extinta Oficina Cultural Grande Otelo. Mais tarde, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), ministrou palestra seguida de bate-papo com representantes de secretarias e diretorias de cultura das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Na sequência, também no Macs, Romildo participou de uma reunião do Conselho Municipal de Política Cultural.