CADERNO DE DOMINGO

Há 136 anos, tinha início a Estrada de Ferro Sorocabana


Giuliano Bonamim
[email protected]

Um trem estacionou na plataforma da Estação Ferroviária de Sorocaba em 10 de julho de 1875. Nele estavam o empresário Luiz Matheus Maylasky e o presidente da Província, Sebastião José Pereira, ambos acompanhados por autoridades e convidados. O desembarque foi feito às 14h30 ao som de bandas musicais e presenciado por espectadores em camarotes montados em frente ao edifício. A chegada da máquina, vinda dos lados de São Paulo, marcou oficialmente a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana.

A cena, registrada pelo escritor Júlio Ribeiro, foi publicada no jornal Gazeta Commercial e revela uma Sorocaba em festa com a chegada da estrada de ferro. As principais ruas foram enfeitadas por galhos de palmeiras e até as casas receberam pintura nova para embelezar o ambiente.

A estação também foi decorada. Um arco foi colocado sobre a linha férrea com palavras alusivas ao dia e bandeiras foram instaladas ao redor do edifício. Afinal, o povo sorocabano esperava as presenças do imperador Dom Pedro II e de sua esposa, mas ambos não compareceram à inauguração.

A locomotiva, já devidamente parada na plataforma, foi benzida pelo cônego Gonçalves logo depois de Maylasky caminhar rumo à tribuna de honra. Lá, ele discursou ao público presente à festa e agradeceu aos que o tinham ajudado a construir a estrada de ferro.

O desejo de Maylasky criar a Companhia Sorocabana surgiu por uma necessidade de exportar a grande quantidade de algodão herbáceo produzido na região de Sorocaba. A ideia era ligar a linha férrea com a estrada entre Itu e Jundiaí, que desembocaria em São Paulo.

Os primeiros passos efetivos para a construção de uma linha férrea em Sorocaba foram dados em 1870. A informação consta no livro "Histórico do Início, Fundação, Construção e Inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana", escrito por Antônio Francisco Gaspar, ex-membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.

Segundo o historiador, Maylasky esteve em 20 de janeiro na Câmara de Vereadores de Itu para propor o prolongamento da ferrovia até Sorocaba. A resposta dos ituanos teria sido negativa. Nada contente com a recusa, o empresário retornou à cidade e decidiu colocar em prática o estudo para ligar o município a São Paulo por uma linha férrea.

O idealizador do projeto, em pouco tempo, reuniu fundos para a realização da obra em conjunto com Ubaldino do Amaral, Francisco Ferreira Leão, Roberto Dias Baptista e Antônio Lopes de Oliveira. Mas como conseguir o aval imperial para construir uma estrada de ferro focada no transporte de algodão? De acordo com o pesquisador da geo-história da região do Araçoiaba, Adolfo Frioli, esse é um ponto que retrata a inteligência e o dom empreendedor de Maylasky. "Sabendo que Dom Pedro II gostava da Fábrica de Ferro de Ipanema, ele faz com que a ferrovia fosse da Fábrica de Ferro de São João do Ipanema a São Paulo, passando por Sorocaba e São Roque", diz Frioli. Não deu outra: em 24 de maio de 1871, o governo provincial sancionou uma lei para financiar a construção da linha férrea e criar a Companhia Sorocabana.

Em 13 de junho de 1872 foi dado o pontapé inicial para o início das obras da estrada. Segundo o livro "Sorocaba 3 séculos de história", escrito pelo monsenhor Luiz Castanho de Almeida, a cidade tinha naquele ano um total de 12.959 habitantes. Desse montante, 12.258 eram brasileiros e 701 estrangeiros. Os trabalhos tiveram início na área onde hoje está localizada a praça da Bandeira e o Terminal Santo Antônio. De acordo com Sônia Nanci Paes, diretora dos museus de Sorocaba, era nessa região que a estação seria levantada. "O lugar foi alterado pois o terreno não era tão plano e era mais difícil para construir o edifício", diz.

Documentos contidos no Museu Ferroviário de Sorocaba mostram que aproximadamente 1.500 pessoas trabalharam, ao mesmo tempo, na construção da ferrovia, das pontes e das estações. Boa parte delas era formada por estrangeiros.

Depois da entrega da ligação entre Sorocaba e São Paulo, as obras prosseguiram para levar a linha férrea até a Fábrica de Ferro de Ipanema. O trecho foi inaugurado em 31 de dezembro de 1876 e aberto ao tráfego no dia seguinte data limite imposta em contrato.

Os anos passaram e a Sorocabana cruzou o interior do Estado de São Paulo até chegar ao Paraná e ao Mato Grosso do Sul. Novas estações foram construídas e os vagões transportaram viajantes, trabalhadores, combatentes da Revolução de 1932, corpos em urnas fúnebres, alimentos, pedra, areia. A história iniciada em Sorocaba no século 19 terminou em 10 de novembro de 1971. O governo de São Paulo unificou as ferrovias do Estado e criou a Fepasa Ferrovia Paulista S.A.. O processo incorporou o acervo total da Estrada de Ferro Sorocabana, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, da Estrada de Ferro Araraquara S/A. e da Estrada de Ferro São Paulo e Minas e extinguiu as quatro companhias.