CULTURA

Concerto reúne Ensemble SP e Eduardo Monteiro

No penúltimo mês da temporada clássica da Schaeffler Música, o palco do Teatro Municipal de Sorocaba será bem ocupado hoje, às 21h, pelo concerto do quarteto de cordas Ensemble São Paulo acompanhado pelo renomado pianista brasileiro Eduardo Monteiro. Amanhã, às 19h, no mesmo local, é a vez do pianista italiano Marco Tezza.

No programa de hoje destaque para dois compositores Henrique Oswald (com Quinteto para piano e cordas, op.18; Allegro moderato; Scherzo: Prestissimo; Molto adagio e Molto allegro) e Robert Schumann (com Quinteto para piano e cordas, op.44; Allegro brillante; In modo d"una Marcia: Un poco largamente; Scherzo: Molto vivace e Allegro, ma non troppo).

O núcleo de música de câmara Ensemble São Paulo é formado por músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e internacional. Ele tem se apresentado com enorme sucesso de público e crítica nas salas de concerto. Seu repertório abrange obras do período pré-clássico até os dias de hoje, incluindo estreias mundiais, o que permite a realização de concertos com parceiros tais como: Ricardo Castro, Daniel Binelli, Antonio Carlos Carrasqueira, André Mehmari, Nelson Ayres, Nailor Proveta, e Richard Young, entre outros.

Outro diferencial do Ensemble São Paulo são seus concertos comentados, que permitem ao público uma maior compreensão e identificação com as obras apresentadas. Seus integrantes - Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo) - são premiados em diversos concursos nacionais e internacionais.

Eduardo Monteiro

Considerado um dos grandes expoentes do piano no Brasil, Eduardo Monteiro formou-se na UFRJ, aperfeiçoou-se na Fondazione Internazionale per il Pianoforte, no Lago de Como Itália, doutourou-se em Musicologia pela Universidade de Paris IV Sorbonne França e conquistou o Artist Diploma no New England Conservatory de Boston USA. Ainda muito jovem, alcançou as mais importantes premiações de piano no Brasil e, em 1989, conquistou o 1º lugar no III Concurso Internacional de Colônia Alemanha, assim como foi laureado em Dublin Irlanda (1991) e em Santander Espanha (1992).

Atuou como solista de consagradas orquestras do país e do exterior, entre elas, ressaltam-se: Filarmônicas de São Petersburgo, Moscou, Munique, Nacional da Irlanda, Orquestra de Câmara de Viena, OSESP, OSB e OSPA. Dentre os maestros, se apresentou com Yuri Temirkanov, Mariss Jansons, Dimitri Kitayenko, Eleazar de Carvalho, Isaac Karabitchevsky, John Neschling e Roberto Minczuk. Foi agraciado com o Prêmio Carlos Gomes nos anos de 2004 e 2005. É professor de piano da USP e vem realizando turnês de grande sucesso no Brasil e no exterior.

SERVIÇO

Schaeffler Música: Ensemble São Paulo e Eduardo Monteiro, piano. Hoje, às 21h, no Teatro Municipal de Sorocaba (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista). Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) na Livros e Cia (Esplanada Shopping - 15 3233-5165). Informações pelo 15 3211-1360 (MdA International) ou no site www.mdainternational.com.br. A programação e produção é da MdA com o patrocínio da empresa Schaeffler.