ESPORTES

Luan espera, enfim, ter oportunidade num clube grande

O atacante Luan, principal nome do Atlético Sorocaba na campanha que levou o time ao acesso para o Paulistão 2013, espera resolver na próxima semana a situação relativa ao seu futuro. O jogador, de 21 anos de idade, foi o vice-artilheiro do Paulista da Série A2, com 13 gols. Ele tem contrato até maio do ano que vem, mas já manifestou seu desejo de deixar o clube no segundo semestre. Ontem, Luan esteve na Câmara Municipal, onde diretores e jogadores do Atlético Sorocaba foram homenageados por conta do acesso, conquistado no dramático empate por 2 a 2 com o União Barbarense, no último domingo, no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC).

Após o evento, ele disse que ainda não recebeu nenhuma proposta concreta e que pretende se reunir com a diretoria do Galo na semana que vem. "Estou tirando essa semaninha de folga com a família. Depois que voltar, vamos sentar com a diretoria do Atlético e conversar para ver o que é melhor", afirmou. No domingo, depois do jogo do acesso, o atleta tinha sido contundente em manifestar seu desejo de ir para um clube maior. "Tenho certeza que eles (Atlético Sorocaba) vão pensar bem e deixar eu seguir minha carreira da melhor forma possível, para que eu possa ir para um time grande, com a intenção de fazer história", afirmou.

No ano passado, Luan viveu situação semelhante após o término do Paulista da Série A2. Também considerado o principal nome do Atlético naquela competição, o jogador foi procurado por times como Ponte Preta, Guarani, Vila Nova (GO), Paraná Clube e América Mineiro, além de equipes da Ásia. Nenhuma das propostas, porém, agradou a diretoria atleticana, que preferiu manter o atleta no clube -- ele chegou a treinar sozinho e entre os jogadores do time sub-20.

Em julho, Luan integrou o elenco do Comercial, de Ribeirão Preto, durante uma excursão à Europa. Suas atuações chamaram a atenção do Basel, da Suíça, que resolveu testar o jogador na final da Uhrencup, torneio de pré-temporada do país. O atacante deu o passe para o primeiro gol do time na vitória sobre o West Ham, da Inglaterra, por 2 a 1. Mas, assim como havia ocorrido com os outros clubes, Basel e Atlético Sorocaba não chegaram a um acordo.

Se tivesse permanecido na Suíça, Luan poderia ter disputado a Liga dos Campeões da Europa -- o Basel eliminou o Manchester United na fase de grupos e ganhou a partida de ida do Bayern Munique nas oitavas de final, antes de ser eliminado.

Homenagem

A homenagem ao Atlético Sorocaba, feita ontem na Câmara, foi proposta pelo vereador Vítor do Super José (PRB). Ao receber a congratulação, o vice-presidente do clube, Waldir Cipriani, lembrou a importância de Sorocaba ter uma equipe na elite do futebol paulista e o sonho do Atlético em receber uma seleção que disputará a Copa do Mundo de 2014.

Cipriani também disse esperar que a ampliação do CIC, prometida pela Prefeitura, não seja "tímida". Ele negou qualquer possibilidade de o Atlético injetar dinheiro na obra, já que trata-se de um espaço público. "É o momento de se colocar mais verbas do orçamento (municipal) para melhorar o estádio", afirmou.