ELA

Evolução da gengivite pode levar à perda dos dentes


"O único sangramento normal é a menstruação", a afirmação é da periodontista Vanessa Petri. Segundo ela, qualquer outro tipo de sangramento é indicador de que alguma coisa não vai bem e que um médico deve ser procurado de acordo com a região em que houver o sangramento. No caso de sangue na gengiva ou boca, um dentista deve ser consultado o quanto antes. "É claro que a pessoa não precisa ficar desesperada ao ver sangue saindo pela gengiva, seja na hora de passar o fio dental, escovar os dentes ou se a pessoa acordar com sangue na boca", explica a profissional, procurada pela reportagem para falar sobre o tema gengivite, dentro da campanha "Saúde Bucal", desenvolvida pelo jornal Cruzeiro do Sul e Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal. A campanha vem sendo feita em conjunto com as prefeituras de Sorocaba e de Votorantim.
 
Vanessa ressalta que no caso de doenças na gengiva o dentista certo a ser procurado é um periodontista, que cuida desde a parte superior da gengiva, onde se elevam os dentes, até a região óssea. Ao primeiro sinal de sangramento na gengiva, a pessoa deve procurar o profissional. "Existem estágios da gengivite. Se ao passar o fio dental, a pessoa nota que sai sangue, deve consultar o periodontista, pois é início de gengivite", destaca.
 
E o que é gengivite? Vanessa explica que se trata de uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso que segura os dentes. Portanto, se a pessoa não cuidar, a evolução da gengivite pode levar à perda dos dentes. "Aí, somente pivo ou outra forma de substituição dos dentes, para evitar que a pessoa fique sem eles", afirma, destacando a importância dos dentes no processo da disgestão.
 
A causa primária da gengivite é a conhecida placa bacteriana (ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes). "Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana se forma e a gengiva será atingida fatalmente." A placa bacteriana é constituída por bactérias que liberam toxinas responsáveis pela inflamação da gengiva. "Uma gengiva saudável tem a cor rosada e a textura meio rusgada, parecida com a casca da laranja. Já a gengiva inflamada, fica toda avermelhada e inchada", descreve.
 
Então, segundo ela, o ato de passar o fio dental, pelo menos, duas vezes por dia (de manhã e à noite, antes de dormir) é fundamental para evitar a formação de placas bacterianas. "O fio dental chega aonde a escova não vai, por isso, deve ser utilizado sempre. O ideal é passar sempre após as refeições. Mas a gente não tem muito tempo, assim, duas vezes ao dia é suficiente", declara.
 
Geralmente, o primeiro estágio da gengivite (aquele em que ocorre o sangramento ao passar o fio dental) pode ser revertido em 15 dias passando-se o fio dental. "Ao começar a usar o fio dental, a pessoa consegue melhorar a saúde da gengiva. Mas, é bom lembrar, se sangrou a gengiva, procure o periodontista, pois a gengivite pode estar em outros estágios mais avançados e só o dentista pode impedir a evolução", diz.
 
Se a placa não é removida, ela passa para o próximo estágio, evoluindo-se para o também conhecido tártaro. "O tártaro é como se fosse uma calcificação dos restos de alimentos entre os dentes, e ele é muito duro, áspero; portanto, somente o dentista é que consegue removê-lo", alerta Vanessa.
 
Será feita a raspagem dos dentes e abaixo da linha da gengiva e, em seguida, a limpeza final. No entanto, se o problema estiver muito avançado, ainda há tratamento para restabelecer a saúde dos dentes e da gengiva, mas, para tanto, é importante que o dentista seja procurado.
 
Mau-hálito ou gosto ruim na boca, gengivas que se afastam dos dentes, criando bolsas, e até mesmo a secreção de pus ao redor dos dentes são indicadores de gengivite também.
 
Além do fator principal causador da gengivite, a falta de uso do fio dental, existem outros fatores considerados secundários: como a gestação, hereditariedade, uso de anticoncepcionais, podem acarretar a gengivite. "Por exemplo, se uma mulher que não tem o trato adequado com o dente, não passa o fio dental, não escova adequadamente o dente, quando engravida, aumentam as chances de desenvolver a gengivite; por isso é essencial o acompanhamento de um dentista durante a gestação, tanto para a saúde da mãe quanto para o filho", destaca Vanessa.
 
Para finalizar, os processos da gengivite são a gengivite propriamente dita, depois a periodontite (quando ossos e fibras de sustentação são irreversivelmente danificados), e a periodontite avançada (quando as fibras e ossos estão totalmente comprometidos, fazendo com que os dentes fiquem abalados, troquem de lugar e, até mesmo, caem). "Por isso é importante que se faça uma escovação minuciosa, especialmente à noite. A escovação deve durar no mínimo dois minutos e o uso do fio dental, que pode ser antes ou depois da escovação, pois não existe uma regra para isso, deve durar uns cinco minutos", acentua.
 
Segundo Vanessa, o dentista deve ser visitado a cada seis meses, ou dependendo da necessidade do paciente, pois a profilaxia (limpeza dos dentes) ajuda a preservar a saúde da boca.