CRUZEIRINHO

Exposição "A Mula e a Tropa" mostra ciclo histórico


 
Telma Silvério
[email protected]
 
Sabia que a mula é o animal preferido dos tropeiros? Além de transportar cargas e riquezas de norte a sul do Brasil, as mulas e os burros - conhecidos como muares - eram vendidos e trocados numa feira tradicional de Sorocaba. Isso no ciclo do tropeirismo. Essa e várias outras histórias sobre o ciclo do tropeirismo podem ser conferidas gratuitamente até o dia 31 de maio, na Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury", no Centro de Sorocaba. As escolas que quiserem participar podem agendar antes no próprio local ou pelo telefone da biblioteca.
 
A exposição "A Mula e a Tropa" traz a mula na época dos tropeiros. "As peças podem ser vistas e tocadas também", incentiva o organizador da mostra e diretor da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao. "É para olhar e para pegar mesmo." São mais de trinta peças: a maior parte é de mula esculpida em madeira, couro e palha. Algumas delas trazem no lombo as tralhas (bagagem e peças de montaria do viajante).
 
As mulas têm papel de destaque na exposição porque são muito resistentes. Elas conseguem carregar uma carga maior do que o cavalo. Além disso, as mulas andam em estradas difíceis e aguentam vajar por muito mais tempo. Entendeu agora por que o tropeiro sempre preferiu a mula em seus negócios? Para quem não sabe, o tropeiro trabalhava na condução e comércio de muares. Vivia a maior parte do tempo viajando. Trazia burros e mulas do Sul, transportava cargas e até pessoas que gostavam de viajar com as tropas. O tropeiro conhecia bem as estradas.
 
Na exposição da Biblioteca é possível ver alguns deles sobre o lombo das mulas em miniaturas. Em suas viagens, o tropeiro usava roupas comuns: calça, camisa, chapéu para se proteger do sol e da chuva, lenço, facão, cinto de couro com vários bolsos (guaiaca), botas fortes, esporas (instrumento de metal atrás das botas) e relho (chicote de couro torcido). O ciclo do tropeirismo começa a acabar com a chegada dos automóveis, retratado por uma miniatura de caminhão. Aos poucos o caminhão substitui o trabalho das mulas.
 
Ainda hoje as mulas são utilizadas em alguns lugares do Brasil, aonde a estrada não permite a passagem de automóveis. O caminhãozinho exposto na Biblioteca Infantil traz sua carroceria carregada.
 
 
Tropa
 
 
É a reunião de muitos animais ou de pessoas. Nesse caso é tropa de mulas. Existem dois tipos: a tropa xucra e a tropa de carga, também chamada de tropa arreada.
 
 
Tropa xucra
 
 
Formada por mulas e burros não domados. Durante a viagem o tropeiro ia domando, amansando e domesticando as mulas para vendê-las depois.
 
 
Tropa arreada
 
 
Nesse tipo de tropa os animais são domados e transportam todo tipo de carga: ouro de Minas Gerais, algodão e café de São Paulo, além de feijão, açúcar, sal, galinhas, cartas, encomendas e novidades das viagens dos tropeiros.
 
 
Serviço
 
 
Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury"
 
Rua da Penha, 643, no Centro
 
Telefone: (15) 3231-5723