SOROCABA E REGIÃO

Fundação Ubaldino do Amaral completa 48 anos de instituição

Há 49 anos o então venerável da Loja Maçônica Perseverança III, Paulo Pence Pereira, comunicou aos colegas de diretoria da compra da editora Cruzeiro do Sul, proprietária do jornal homônimo, à família Silva Freitas. Na mesma oportunidade, convidou os colegas a integralizar as cotas, de modo a concretizar o negócio, e deu início às providências para a criação de uma fundação para gerir o jornal.

Nascia, ali, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), instituição voltada à filantropia e à prática daquilo que hoje, quase meio século depois, é chamado de empreendedorismo social. Depois da criação do estatuto e dos trâmites legais, a FUA foi instituída no dia 31 de julho de 1964, há exatos 48 anos. Para patrono da nova instituição, foi escolhido o nome do maçom Ubaldino do Amaral Fontoura (1842-1920), um dos fundadores da Loja Maçônica Perseverança III, em 1869. Abolicionista, Ubaldino atuou como jornalista em Sorocaba, antes de mudar-se para São Paulo e, depois, Rio de Janeiro, onde advogou e atuou politicamente, chegando a intendente (prefeito) e senador da República, tendo encerrado sua brilhante carreira como ministro do Supremo Tribunal Federal.

Único dos instituidores vivo, o presidente da diretoria executiva da entidade, Laelso Rodrigues, lembra que o jornal, à época, possuía três máquinas linotipos, uma amassadora de chapa, e uma máquina de escrever. Hoje, o Cruzeiro do Sul consiste num dos mais importantes órgãos de imprensa do país, e num complexo de comunicação, dotado de moderna aparelhagem gráfica, impresso totalmente a cores.
Laelso Rodrigues considera a compra do informativo a principal realização da FUA. Destaca o arrojo e o dinamismo do empreendimento e, sobretudo, dos pioneiros que apostaram em seu potencial. Sente, claro, saudades dos companheiros mas trabalha para manter e praticar os ideais do grupo. "Essa é a missão permanente que encampamos: consolidar a liderança do Cruzeiro do Sul, e torná-lo cada vez mais forte para executarmos o objetivo maior de ajudar os necessitados", destacou.

No ano 2000, foi construída, dentro das dependências do jornal Cruzeiro do Sul, a Praça dos Instituidores. A concepção do projeto arquitetônico procurou homenagear a cada um dos 21 integrantes da Loja Maçônica Perseverança III com igual número de colunas. "São os pilares que sustentam nossa disposição de dar continuidade ao trabalho maravilhoso que começou há 49 anos, e do qual muito nos orgulhamos", conclui Laelso Rodrigues.

Para marcar a data, uma sessão solene foi organizada ontem pelas loja Perseverança III e pela Fraternidade Acadêmica P III. O evento foi prestigiado pelo Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais, Amintas de Araújo Xavier, que esteve no jornal Cruzeiro do Sul, onde foi recepcionado pelo presidente da diretoria-executiva da FUA, Laelso Rodrigues.