CULTURA

Quilombo Sapatu apresenta dança tradicional de Eldorado

Os homens sapateiam com tamancos de madeira, acompanhados pelo som da viola, enquanto as mulheres conduzem a dança. Assim é uma apresentação de "Nhá Maruca", dança tradicional da comunidade de Sapatu, localizada na cidade de Eldorado (SP). Os interessados poderão conhecer essa tradição hoje, às 20h, no Anfiteatro do Sesc Sorocaba. A entrada é franca.

A apresentação será realizada pelo Grupo Cultural do Quilombo Sapatu. Nos bailes de antigamente, a "Nhá Maruca" era realizada em despedidas e ao amanhecer. Com o passar dos anos, à medida em que os mais velhos deixaram de participar de festividades, a dança passou a ser praticada com menos frequência pelas novas gerações. O grupo cultural tem como objetivo resgatar este e outros bens culturais de sua região.

Nascido em 1994, o Grupo Cultural do Quilombo Sapatu, formado por amigos, comadres e compadres da comunidade, atualmente se apresenta em praças, escolas e festas comunitárias. A comunidade de Sapatu fica a 33 km do centro de Eldorado e é formada por 70 famílias. O grupo cultural tem oficialmente 18 anos de existência, mas a comunidade é mais antiga.

Por volta de 1870, negros que fugiam do recrutamento forçado para a guerra do Paraguai, ou aqueles que procuravam um lugar para moradia ou cultivo de terra, se uniram e deram início à comunidade. Organizados em forma de associação desde 1985, os moradores de Sapatu foram reconhecidos em 2001 como remanescentes do quilombo e garantiram seu direito sobre o território historicamente ocupado.

Recentemente, o Grupo Cultural do Quilombo Sapatu realizou seu inventário de referências culturais. Entre celebrações, ofícios, formas de expressão, lugares e edificações, foram listados 37 bens que compõem seu patrimônio. Entre eles está a "Nhá Maruca" e a "Graciana", uma brincadeira de improviso de versos rimados realizados entre duplas.

A entrada é franca. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555. Informações: (15) 3332-9933.