VIVA COM MAIS SAÚDE

Má higiene oral oferece graves riscos

Os perigos que cercam aqueles que pouco se interessam pelos métodos de prevenção da boca são inúmeros. Algumas das doenças são graves e podem trazer consequências desastrosas, como o câncer bucal, que compromete a qualidade de vida das vítimas. O problema ocorre, geralmente, nos lábios (mais frequentemente, no lábio inferior), na língua, no céu da boca, na gengiva, na amígdala e nas glândulas salivares.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Em estágios mais avançados, provoca mau hálito, dificuldades para falar, mastigar e engolir; emagrecimento acentuado e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço).

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal. Quanta maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidas, maior será o risco de adquirir a doença. A exposição excessiva ao sol, pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas aumentam o risco de ocasionar a doença.

Pouco conhecida, mas tão importante quanto o câncer é a endocardite bacteriana, caracterizada por uma inflamação da membrana que reveste internamente o coração. "O sangue que passa pela gengiva também chega ao coração", esclarece o dentista Ricardo Horliana.

No caso de uma gengiva inflamada ou da cavidade bucal contaminada, as bactérias causadoras da infecção podem cair na circulação sanguínea e, consequentemente, navegar até o coração. "Apesar de ser causada por bactérias da boca, a doença compromete o funcionamento do coração e pode fazer, inclusive, com que a pessoa faleça." Alguns pacientes têm predisposição à doença, como aqueles que possuem prótese valvar, transplante cardíaco ou alterações congênitas.

E se o nosso corpo está todo interligado, os músculos esqueléticos também estão: o funcionamento da mastigação interfere na postura corporal. Um funcionamento inadequado ou um engrenamento errado dos dentes pode, segundo Ricardo, promover alterações na posição da mandíbula e, com isso, o trabalho da muscultura aumenta. "Isto pode provocar dores musculares ou, até mesmo, um problema articular, caracterizando as disfunções tempro-mandibulares. Muitas vezes, ela apresentam sintomas que levam o paciente a procurar outros especialistas, como o otorrinolaringologista ou o neurologista."

Este engrenamento inadequado também pode acarretar alterações na postura da cabeça em relação ao corpo. "A postura corporal fica alterada para tentar equilibrar o problema local", explica. Por isso, os pais devem levar os filhos ao dentista o mais cedo possível, mesmo durante a fase de crescimento humano. Caso seja detectado algum desvio de normalidade, é possível intervir de maneira a evitar que o problema se concretize. "Do contrário, os problemas só poderão ser corrigidos por meio da cirurgia otognática, que promove o relacionamento adequado entre os ossos da face. Por mais que tenhamos profissionais e técnicas apuradas, é sempre importante trabalhar a prevenção das doenças", esclarece Ricardo.

A respiração e o sorriso

A nutrição do nosso corpo, destaca o profissional, depende de uma respiração correta - o oxigênio é uma energia importante a ser captada -, que está relacionada diretamente à mastigação. "Todos os dentes presentes, arcos dentários e a mordida devem funcionar corretamente, desempenhando as funções de triturar e quebrar os alimentos, além de permitir que a saliva aja neles", esclarece.

A criança que é estimulada a comer alimentos mais consistentes desde cedo, como frutas, legumes e, até mesmo, carnes, faz com que estes mecanismos sejam motivados a trabalhar corretamente. Quando a criança exige uma alimentação mais pastosa e abusa dos líquidos, no entanto, pode ser que sofra de algum problema respiratório. "Nestes casos, a criança respira mais pela boca do que pelo nariz e precisa engolir mais rápido para poder respirar."

É importante ressaltar que a respiração também está intimamente ligada ao desenvolvimento da face. Quando a pessoa respira pelo nariz, além de desenvolver bem a via aérea e a face, faz com que a língua se posicione corretamente, não interferindo no desenvolvimento dos ossos da face e, principalmente, dos dentes. A preocupação com a estética bucal também é, de acordo com o Ricardo, válida. "O sorriso mostra o que a pessoa tem por dentro, ele cativa e transmite energia", opina.