CADERNO DE DOMINGO

Fundador do Grêmio morreu aos 37 anos, vítima de peritonite

O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 17º Subdistrito da Capital, situado na avenida Brigadeiro Luís Antonio, região central de São Paulo, guarda a certidão de óbito de Candido Dias da Silva. O documento revela que o fundador do Grêmio morreu aos 37 anos de idade, em 12 de maio de 1917, às 6h, no Instituto Paulista- hospital situado na região de Santo Amaro. O corpo foi sepultado no Cemitério Municipal da Consolação, em São Paulo.
A causa da morte foi peritonite, como consta na certidão de óbito. Segundo o gastroenterologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Milton Scalabrini, a doença é uma inflamação do peritônio ¿ uma membrana que reveste a cavidade abdominal e as vísceras. "A perfuração do estômago, intestino ou do apêndice pode causar uma infecção muito grave na região intra-abdominal. Provavelmente, naquela época, não haviam os recursos que se têm hoje em termos de diagnóstico e de tratamento, como os antibióticos, as terapias intensivas e as cirurgias", conta.
A morte foi atestada por Pedro Dias da Silva, médico e irmão mais novo de Candido. A certidão confirma que o falecido era natural de Sorocaba, mas não revela a data do nascimento. A administração do cemitério da Consolação também não possui qualquer tipo de documento referente a Candido, pois os registros existentes remetem às mortes a partir de 1930.
Candido Dias da Silva era filho de João Dias de Oliveira com Benedicta Dias de Oliveira e teria tido oito irmãos, de acordo com uma nota publicada em 5 de novembro de 1965 na seção de necrologia do jornal Folha de S. Paulo. O texto divulga o falecimento de Gastão Dias da Silva, irmão de José, João, Antonio, Candido, Mario, Julieta, Arthur e Pedro.
O nome de Candido Dias da Silva também aparece na edição publicada em 15 de maio de 1917 do jornal Cruzeiro do Sul. O texto diz: "Falleceu ante-hontem ás 18 horas, na capital, o sr. Candido Dias, socio-gerente da firma Dias & Cia., de Santo Amaro. O finado era irmão dos srs. José, João, Antonio e dr. Pedro Dias da Silva. Era genro do sr. dr. José Roberto Leite Penteado, deputado estadual. Pezames".
Os dois cartórios de registro civil de Sorocaba não possuem qualquer documento relacionado ao fundador do Grêmio. O mesmo ocorre nos dois cartórios de registro de imóveis da cidade.
A Cúria Diocesana de Sorocaba, a Biblioteca Municipal de Sorocaba Jorge Guilherme Senger e o Arquivo Público do Estado de São Paulo também foram alvos de pesquisa para a busca de qualquer informação sobre Candido, mas nada foi encontrado. Na cidade natal do fundador do Grêmio, não há ruas ou praças com o seu nome. (G.B.)