SOROCABA E REGIÃO

Mudança de itinerário de ônibus provoca protesto de usuários



Anderson Oliveira
anderson.oliveira@ jcruzeiro.com.br


Insatisfeitos com a mudança de itinerário dos ônibus que atendem ao Parque Esmeralda, moradores do bairro realizaram na tarde de ontem um protesto que interditou a avenida Adão Pereira de Camargo. Segundo os manifestantes, o percurso dos ônibus foi ampliado e o ponto final transferido para o bairro Wanel Ville, sem que a Urbes os comunicasse sobre as mudanças. Os moradores afirmam que o número reduzido de ônibus, que já ficam lotados nos horários de pico, não conseguirá atender a toda a região.

O protesto dos moradores do Parque Esmeralda começou às 15h, quando eles bloquearam a avenida no sentido bairro, ateando fogo em pneus e galhos de árvore. Eles se diziam indignados com a alteração. O morador Rafael Camargo Lopes comentou que a mudança no itinerário prejudicaria os usuários do transporte do bairro, uma vez que os ônibus agora demoram para passar nos pontos. "Muitas pessoas perderam o horário de trabalho por causa disso", explica ele, destacando que os moradores sequer foram informados sobre a alteração.

Rafael diz que reuniu assinaturas dos moradores pedindo mais linhas para atender ao bairro, uma vez que eles têm sofrido com a lotação dos ônibus. "Reuni mais de 500 assinaturas para pedir mais ônibus e tentei falar com eles, mas não nos atendem", reclama.

Mudança de rotina

O morador Rafael Camargo conta que, com a mudança, os ônibus estão passando pelo bairro em intervalos de 1 hora. "Tem gente que ia trabalhar e ficou no ponto esperando", disse indignado. Foi o que ocorreu ao morador Iverildo da Silva, que explica que deveria ter pego ônibus às 5h da manhã de ontem, porém ficou surpreso quando viu que o ônibus não passaria pelo ponto de costume. Os moradores dizem que a linha 63 passa há quase 30 anos no mesmo local e que a mudança vai alterar sua rotina, atrapalhando o percurso para o trabalho.

O jornal Cruzeiro do Sul tentou até o fechamento desta edição entrar em contato com a assessoria de imprensa da Urbes.