SOROCABA E REGIÃO

Sarapuí mantém economia baseada na agropecuária


Esdras Felipe Pereira
[email protected]


Mantendo a tradição no setor primário, com a força da pecuária e da agricultura, Sarapuí completa hoje 143 anos. Conhecida como pouso para tropeiros no século XVIII, tornou-se palco de pequenas roças cultivadas para subsistência e atraiu habitantes para trabalhar na lavoura, o que possibilitou a criação do Distrito de Sarapuí (na região de Itapetininga), por meio da Lei Provincial nº 22, de 28 de fevereiro de 1844. O nome da cidade é referência ao rio que corta o município. Integrante da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), é grande produtora de leite de búfala, com destaque nacional no segmento. Para os próximos dois anos de mandato, a expectativa do prefeito Fábio Holtz (PSDB) é melhorar a arrecadação municipal, pavimentar todas as ruas e finalizar algumas obras em andamento.

Conhecida como cidade da paz, Sarapuí conta com 9.027 habitantes, conforme o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Deste total, segundo informações da administração municipal, estão cadastrados 850 produtores rurais, com mais de mil propriedades distintas. O município também é fonte de empregos, tanto diretos quanto indiretos. Atualmente, abriga oito indústrias, dos mais diversos ramos, como autopeças, cosméticos, construção civil, produtos de limpeza, entre outros. Segundo o prefeito, as oportunidades são preenchidas não só pela população local, mas também por moradores de outras cidades - Pilar do Sul, Araçoiaba, Alambari e Itapetininga - do entorno. "Com a duplicação da rodovia Raposo Tavares ficou tudo mais fácil. Nossas firmas geram pelo menos mil empregos", afirma Holtz.

Em relação à arrecadação do município, Holtz prevê o montante de R$ 25 milhões para este ano. Para abastecer os cofres públicos, ele promete adotar o que chama de "soluções caseiras". De acordo com o prefeito, a procura por imóveis, loteamentos e chácaras na cidade pode proporcionar um aumento na receita. "Pois assim recebemos mais com o IPTU", diz. Outra proposta é aumentar o índice de veículos emplacados na cidade, fazendo com que os 50% do total pago pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) seja destinado à Sarapuí.

Região Metropolitana de Sorocaba

O chefe do Executivo tem percebido mudanças positivas desde que a cidade tornou-se membro da Região Metropolitana de Sorocaba. Holtz comenta já ter participado de reuniões com prefeitos dos outros municípios, nas quais vários assuntos são discutidos. Uma das medidas tomadas após a criação da RMS, considerada muito importante por ele, ocorreu em novembro do ano passado, quando o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Fernando Grella Vieira, e o subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, estiveram em Sorocaba para implantar o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) da RMS.
Conforme Holtz, algumas empresas e pequenas indústrias passaram a procurar a prefeitura local nos últimos meses com a intenção de ter suas instalações na cidade. "Penso que já estão vendo Sarapuí com outros olhos, assim como toda a Região Metropolitana de Sorocaba", observa. Em contrapartida, ele argumenta que é preciso ter cautela nesse momento de transição pelo qual passam os municípios integrantes da RMS. "Nós também precisamos ter cuidados, é lógico que queremos que a cidade cresça, mas com qualidade e planejamento", enaltece.

Prioridades

Desde que assumiu a prefeitura, Holtz iniciou 15 obras na cidade, entre elas a construção de creches, escolas e uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Mas, sua prioridade, é recapear as vias locais, bem como finalizar a obra de um sistema de tratamento de água e esgoto.
Em relação à troca do asfalto das ruas de Sarapuí, o prefeito afirma ser necessário pois considera o pavimento antigo. "Estamos estudando a possibilidade junto das diretorias responsáveis, já que aqui na cidade não somos formados por secretarias como é comum em outros municípios", explica.

Já a estação de tratamento de água e esgoto, no bairro do Rodeio, deve ser concluída em até quatro meses, segundo o chefe Executivo. A obra foi orçada em R$ 8 milhões, teve início em abril de 2013, tinha prazo inicial de 780 dias e é parte do Programa Estadual de Apoio à Recuperação das Águas (Reágua).

Programação

O 143º aniversário de Sarapuí será composto por alguns eventos comemorativos, a maioria deles na praça da Bandeira, exceto uma missa. Hoje, às 8h, ocorrerá hasteamento da bandeira. Em seguida, às 10h, haverá sessão solene na Câmara Municipal. Amanhã também será dia festivo na cidade: às 19h será rezada uma missa em ação de graças, na igreja Nossa Senhora das Dores. Para finalizar as comemorações, a banda Internight fará show às 22h. (Supervisão: Marcelo Andrade)