CULTURA

Pesquisadora sorocabana aborda a obra do maestro Nilson Lombardi


Responsável por colocar sua cidade natal no mapa-mundi da música erudita, o maestro sorocabano Nilson Lombardi (1926-2008) deixou como legado centenas de peças que, aos poucos, começam a ser descobertas e pesquisadas com profundidade pela academia.

O ilustre maestro, que em 2007 teve algumas de suas miniaturas (peças de curta duração) analisadas pelo pesquisador Juliano Brito Kereber, da Unesp, acaba de se tornar tema da dissertação de mestrado da pianista e professora sorocabana Lúcia Helena Bismara.

Intitulada Dez ponteios para piano de Nilson Lombardi - uma análise para interpretação, a pesquisa defendida no início deste ano rendeu à Lúcia o título de mestre em música pelo Instituto de Artes da Unicamp. O trabalho realizado com orientação do professor Mauricy Matos Martin pode ser consultado gratuitamente, na íntegra, na base de dados da universidade na internet.

Durante dois anos, Lúcia se debruçou no estudo analítico-interpretativo da obra Dez ponteios para piano, do maestro sorocabano que, segundo a pesquisadora, foi um compositor nacionalista oriundo da escola de Camargo Guarnieri (1907-1933). "O Nilson Lombardi tem grande importância para a história da música por ter sido discípulo e propagador do Nacionalismo, idealizado por Mário de Andrade e colocado em prática por Guarnieri", afirma.

Para contextualizar a pesquisa, o primeiro capítulo da dissertação apresenta um breve relato sobre a vida e obra do maestro, do qual ela não chegou a ser aluna, mas guarda boas recordações. "O Nilson foi muito amigo do meu pai e por sugestão dele eu fui fazer aulas [de piano] com Maria de Oliveira Cordeiro. O meu primeiro piano eu comprei dele. Ele era muito generoso e, nos últimos anos, toda vez que eu ia visitá-lo ele não deixava eu sair sem um livrinho embaixo do braço", lembra.

Lúcia assinala que já a segunda parte da pesquisa é dedicada à "abordagem analítica" , dirigida especialmente a músicos e pesquisadores, e tem o objetivo de oferecer subsídios para fundamentar as escolhas estéticas da composição e sua eventual interpretação. "Ao longo do tempo, analisando com mais calma, fui descobrindo a arquitetura musical e a densidade do trabalho dele e fiquei ainda mais maravilhada", revela.

A pesquisadora acrescenta que "ponteio", terminologia brasileira usada nomear peças semelhantes aos prelúdios, foi empregado inicialmente por Camargo Guarnieri, seguindo sugestão do amigo nacionalista Mário de Andrade. "É ponteio porque tem origem no ponteado das viola, como se estivesse dedilhando e afinando o instrumento de maneira mais livre, mas é uma obra de difícil leitura e execução", assinala.

Maravilhada pelo universo musical de Nilson Lombardi, Lúcia Helena Bismara não esconde o sonho de prosseguir a carreira acadêmica, agora em busca do título de doutorado, com nova pesquisa, ainda mais aprofundada, sobre as melodias polifônicas do compositor sorocabano. "Tenho interesse em continuar porque, neste percurso de pesquisa que realizei, várias questões [sobre a obra de Lombardi] foram levantadas e ainda precisam ser respondidas", conclui.