SOROCABA E REGIÃO

Água do Rio Sorocaba está boa, aponta estudo

Alunos do 3º semestre de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Sorocaba) fizeram uma atividade de campo e constataram que a qualidade da água do rio Sorocaba é boa, informa a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A coleta e análise da água foi feita durante aula prática no trecho urbano do manancial, na altura da ponte da rua Padre Madureira, no dia 8 de agosto, sob a supervisão do professor de Química Analítica Ambiental, André Henrique Rosa, também diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS/Unesp).

Segundo a Sema, que teve acesso ao estudo, o rio Sorocaba é constantemente alvo de análises, não apenas realizadas pelo Governo Municipal, mas também por pesquisadores e instituições de ensino superior. Considera que o levantamento de dados desse tipo se trata de importante ferramenta na gestão de recursos hídricos.

"Foi muito interessante. Há mais de 10 anos faço esse trabalho de campo com os alunos no rio Sorocaba e nunca a qualidade da água esteve tão boa neste local. E o que causou mais surpresa foi a quantidade de peixes que vimos; até um cágado, que chegou bem próximo dos alunos", enfatiza André Henrique Rosa.

O trabalho consiste na coleta e a análise de alguns parâmetros. Entre os números obtidos nas amostras coletadas estão: oxigênio acima de 5 mg/l, condutividade abaixo de 100 uS e pH (potencial hidrogeniônico) em torno de 7.

Para o professor, essas atividades práticas são importantes. "Acho fundamental os alunos saírem da sala de aula e terem contato com o mercado de trabalho, e participarem destas atividades de campo para que eles adquiram mais conhecimento." Daqui duas semanas, outra turma será levada ao local.

Ações

Considerado um dos principais rios do Estado de São Paulo, formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim e o maior afluente da margem esquerda do rio Tietê, o rio Sorocaba tem 180 quilômetros de extensão em linha reta e 227 quilômetros, considerando seu leito em trajeto natural. Além de Sorocaba, ele é margeado pelas cidades de Ibiúna, Votorantim, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

A água do rio Sorocaba vem nos últimos anos apresentando melhora. Um dos fatores para a manutenção e aumento da biodiversidade existente no local é que o rio Sorocaba tem recebido menor quantidade de esgoto in natura. Tudo isso devido ao Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, realizado desde o ano 2000 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Trata-se de uma série de intervenções que consiste na coleta, afastamento e tratamento de todo o esgoto produzido na cidade, livrando o leito dos córregos e do rio dessa carga de efluente, resultando na quase totalidade do tratamento do esgoto e o saneamento de córregos.

Além disso, o Governo Municipal também realiza a recuperação da vegetação ciliar por meio do manejo e plantio de mudas nativas, a revitalização dos córregos da cidade, a redução das intervenções nos corpos hídricos e a criação de unidades de conservação e parques municipais. A mata ciliar, por exemplo, tem destaque na manutenção dos mananciais, pois preserva as margens, evitando erosões, desmoronamentos e outros problemas ambientais.

Aumento da biodiversidade

Considerando a despoluição do rio Sorocaba e a melhora na qualidade da água, várias espécies de animais estão sendo avistados ao longo do rio Sorocaba. O cágado é um exemplo disso. De acordo com a Sema, no rio Sorocaba podem ser encontradas espécies tais como: Phrynops geoffroanus (Cágado-de-barbicha), Phrynops hilarii (Cágado-de-barbelas) e Hydromedusa tectifera (Cágado-pescoço-de-cobra).

Além disso, um estudo realizado em Sorocaba identificou a presença de 53 espécies de peixes no município, tanto no rio principal ¿ que leva o nome da cidade ¿ como em outros habitats, como córregos, represa, lagos e lagoas. Entre as mais comuns estão o lambari (Astyanax fasciatus), tambiú (Astyanax altiparanae), cará (Geophagus brasiliensis), traíra (Hoplias malabaricus) e bagre (Rhamdia quelen).

A lista de espécies foi feita por intermédio de informações contidas em monografias, relatórios de iniciação científica e artigos e integra um dos capítulos do livro "Biodiversidade do Município de Sorocaba", lançado pela Prefeitura de Sorocaba em abril de 2014.

O peixe Tabarana (Salminus hilarii) é uma das espécies nativas encontradas no rio e que pode ser considerada indicadora de boas condições do manancial. Outro exemplo é o lambari, pois se trata de espécie mais sensível, que precisa de mais oxigênio para sobreviver.

Outros habitantes que podem ser vistos diariamente são as aves, como o biguá, o frango d"água e o socó, a capivara, o ratão-do-banhado e até o jacaré-de-papo-amarelo. (Secom Sorocaba)