ESPORTES

Arena Sorocaba enfim é inaugurada

O novo templo do esporte sorocabano atende por Arena Sorocaba "Eurydes Bertoni Júnior" - homenagem ao ex-vereador, radialista e professor falecido em 2013 - e já está pronto, salvo alguns retoques, para receber o jogo entre Magnus Futsal e Jaraguá, no dia 8 de outubro, às 13h, pelo confronto de ida das oitavas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF). A praça esportiva construída no quilômetro 106 da rodovia Raposo Tavares (SP-270) foi inaugurada na tarde de sexta-feira (30), em uma cerimônia na presença de autoridades, atletas, jogadores e dirigentes da equipe de futsal profissional de Sorocaba.




Passados três anos e sete meses de agonia, que incluíram muitos atrasos e um acidente, em 9 de fevereiro de 2014, quando um vendaval derrubou parte da cobertura do ginásio e revelou um erro de cálculo na estrutura, o sentimento atual do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), é de alívio. "Vocês podem imaginar o peso que passei a sentir sobre as minhas costas no dia que eu vi esta estrutura no chão, mesmo não tendo responsabilidade sobre o acidente, uma vez que o projeto, a fiscalização e a sondagem de solo não foram executadas em meu governo", lembrou o chefe do Executivo.

Pannunzio também criticou a exploração do episódio dentro da campanha eleitoral de alguns adversários do candidato apoiado pelo atual governo à Prefeitura de Sorocaba. Na noite anterior, no debate da TV Tem, o acidente foi atribuído à suposta incompetência da administração municipal. "A demora traz incompreensão de muita gente, mas sobretudo a exploração de políticos levianos que querem imputar esses fatos ao governo, como se fôssemos inoperantes", respondeu.

O secretário municipal de Esportes, Flávio Leandro Alves, e o secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, felicitaram a inauguração e prometeram fomentar a prática de outras modalidades esportivas no local.

Retoques

A arena foi entregue com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e faltam poucos acertos para o jogo: o acesso rodoviário está pronto, com estacionamento para 325 veículos, mas a Urbes precisa definir quais linhas de ônibus poderão atender ao local. A empresa pública já adiantou que, nos dias das partidas, serão colocados carros extras para o público. Na parte interna, as cabines de imprensa não foram construídas: a justificativa é de que a área a elas destinada foi mudada no decorrer do projeto e necessitará de adaptações nas próximas semanas.


Jogadores fazem "test drive" da quadra

O elenco do Magnus Futsal fez ontem mesmo a primeira avaliação da nova quadra, em uma partida amistosa contra um time dos operários que trabalharam na obra, e as impressões não poderiam ter sido melhores. Na opinião do técnico Fernando Ferretti -- que terá a "honra" de estar no banco de reservas no jogo inaugural -- depois de Vander Iacovino, PC de Oliveira e Serginho Schiochet penarem nas partidas em Paulínia, na Arena Móvel e em Itapetininga --, os benefícios de atuar em uma "casa própria" são vários.

"Nossa vida será facilitada em termos de treinamento e preparação. E o público terá uma instalação adequada, confortável e do tamanho da torcida do futsal de Sorocaba. Depois de jogarmos distante da cidade por muito tempo, estaremos próximos do público e isso é ótimo", resumiu o comandante. O pivô Simi tem opinião parecida, e afirma que a nova casa será um combustível para o time buscar a vitória contra o Jaraguá. "Nosso intuito é ganhar o primeiro jogo. O mata-mata é mais complicado que a fase regular da Liga Nacional, mas tivemos um período grande de treinamentos e evoluímos muito. Queremos começar com o pé direito", adiantou.


Caldeirão


Para o presidente da Associação Desportiva Brasil Futuro (detentora das franquias nas ligas Paulista e Nacional), Fellipe Drommond, a arena é um presente ao torcedor e a retribuição esperada é que os apoiadores do futsal sorocabano lotem os seus 4.263 lugares. "Em Jaraguá, no jogo da volta, atuaremos em uma das maiores arenas do País, um caldeirão de 8 mil pessoas. Mas agora os adversários vão ter que sentir esse calor e essa pressão aqui também. O estímulo para o nosso time é fantástico e a torcida sorocabana tem que abraçar esse ginásio", clama.