SOROCABA E REGIÃO

Sapinho e boqueira ainda exigem atenção apesar da queda nos casos


Apesar da menor incidência nos dias de hoje, as infecções popularmente conhecidas como sapinho e boqueira continuam a ocorrer e, apesar de serem de fácil tratamento, o acompanhamento médico é necessário tendo em vista que cada uma tem características próprias que somente um profissional pode diagnosticar. Além disso, no caso do sapinho, sua ocorrência em adulto pode ser um alerta para diagnóstico de HIV. Quem explica sobre as duas doenças é o médico pediatra e infectologista Carlos Alberto Lazar, que também é professor de moléstia infecciosa na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba.

De acordo com ele, a candidíase oral, ou seja, o sapinho, é uma infecção causada pelo microorganismo fúngico conhecido como cândida, e que acomete principalmente as crianças de zero a um ano de idade devido à baixa imunidade. Segundo ele, a infecção é transmitida por objetos contaminados, como chupeta, mamadeira e brinquedos. O sapinho se manifesta por meio de uma placa esbranquiçada na língua e parte interior dos lábios, causando irritabilidade no bebê.

Mas, apesar do contato se dar por objetos não higienizados, até mesmo a mãe que amamenta precisa se preocupar com a higiene do peito para evitar a contaminação reversa, que ocorre do bebê para a mãe, e dela de volta para a criança. Outro alerta do pediatra e infectologista é que, embora o sapinho atinja mais as crianças, os adultos também não estão fora de risco, sendo então a maior causa a falta de higiene das mãos.

Lazar também acredita que a redução dos casos esteja associada ao surgimento de gripes como a H1N1, que assustou a população como um todo, atentando para a importância sempre de se lavar as mãos. A prevenção ao sapinho é somente pela higiene, inclusive dos brinquedos (com água e álcool), e chupeta e mamadeira com água morna. O tratamento é feito com medicação específica para fungos, por, no mínimo, dez dias.

Entretanto, a candidíase oral em adolescentes e adultos é muito significativa por indicar uma possível queda de imunidade, podendo se chegar à constatação de HIV, vírus da aids. Isso porque, como explica o especialista, atualmente jovens a partir de 13 anos de idade, em média, têm acesso às drogas, inclusive as injetáveis, e o surgimento do sapinho pode indicar uma queda de imunidade ocasionada pelo HIV, sendo importante a partir disso fazer o rastreamento.

Boqueira

A boqueira, ou Queilite Angular, também é ocasionada pelo fungo cândida, mas também por bactérias, e sua manifestação se dá por meio de lesões em forma de ferida, pequena ou grande, no canto da boca. Além da contaminação por falta de higiene, a boqueira pode ocorrer também, caso a pele esteja muito ressecada, pelo hábito de umedecer a boca passando a língua.

Embora também não seja considerada grave, tal infecção pode gerar dor no ato da abertura da boca, causando desconforto. O tratamento também é tópico, e deve perdurar até o ferimento se cicatrizar.